Prefeituras de várias cidades da região de Araçatuba seguem intensificando as ações de combate aos escorpiões. Em Guararapes, uma das armas utilizadas é a dedetização dos bueiros da cidade, que já foi realizada em março e é repetida desde segunda-feira (25). Em Penápolis, o inseticida também é utilizado.
Em Guararapes, a Prefeitura informa que neste ano a Vigilância Epidemiológica registrou 178 notificações com escorpiões e que o inseticida usado é o Demand 10. A dedetização, segundo o município, tem como objetivo combater o principal alimento do escorpião, que é a barata.
A chefe da Seção de Vigilância Sanitária e de Zoonose, Carla Pitori, informa que funcionários das creches e escolas municipais são orientados sobre os cuidados com as crianças e para não deixar lixo acumulado para não atrair baratas. A Prefeitura promove arrastões para limpeza das residências em todos os bairros desde fevereiro.
PLANO EMERGENCIAL
Em Penápolis, também teve início na segunda-feira o plano emergencial para combater a proliferação de escorpiões, principalmente nas unidades da rede municipal de ensino. As primeiras escolas visitadas foram a Emef Armelindo Artioli e a Emei Jardim Del Rey, mas a ação terá sequência, priorizando as unidades próximas a áreas verdes.
Além da vistoria nos prédios escolares, alunos e professores foram orientados e foi realizado manejo ambiental nas residências próximas. Na cidade, a Vigilância Epidemiológica está utilizando inseticida de uso domiciliar para auxiliar no combate ao escorpião. Segundo a administração, o produto é biodegradável, de baixa toxidade e não traz risco aos alunos.
A Prefeitura informa que a aplicação de inseticida é um método paliativo e os moradores precisam eliminar os materiais que servem de esconderijo para os escorpiões.