Quais estados brasileiros mais procuram na internet por formas de controlar pragas?

3 min. leitura
Saiba quais estados brasileiros mais procuram na internet por formas de controlar pragas - Pragas e Eventos
Foto por Wolfgang Hasselmann - Unsplash

Uma boa forma de saber quais pragas estão incomodando a população brasileira é analisando o número de buscas feitas na internet por formas de controlá-las. Por isso, o portal Guia55 preparou um levantamento que analisou as pesquisas realizadas no Google por diferentes pragas, tendo como resultado um panorama de quais regiões são mais atingidas por quais animais.

O controle de ratos está entre os mais buscados na internet brasileira. O estado que mais sofreu com os roedores foi a Paraíba, seguido de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, respectivamente.

Mato Grosso do Sul foi o estado que mais buscou formas de acabar com os escorpiões. Em 2019, o estado também sofreu com o animal: no primeiro semestre, ocorreram duas vezes mais ocorrências do que no mesmo período de 2018. Em 2020, a situação continuou preocupante, com especialistas alertando que a tendência era o crescimento da quantidade acidentes. Logo atrás, estão Alagoas, Minas Gerais, São Paulo e Ceará.

O estado que mais se preocupou com as aranhas foi o Paraná. Em seguida, estão os outros dois estados do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, seguidos por São Paulo e Minas Gerais.

Em relação aos carrapatos, o estado que mais pesquisou sobre o controle foi, novamente, o Mato Grosso do Sul, com Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Ceará fechando o top 5.

As baratas incomodaram mais a população do centro-oeste brasileiro. Os estados que mais buscaram formas de acabar com o inseto foram o Mato Grosso, o Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e São Paulo.Já as buscas para combater os cupins foram mais presentes no Nordeste, com Pernambuco e Ceará ocupando as duas primeiras posições, seguidos por Paraná, Bahia e Santa Catarina. 

O levantamento também analisou as buscas por alguns tipos de produtos. Os estados que mais procuraram inseticidas foram Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Roraima. Já o larvicida foi mais pesquisado em Sergipe, no Maranhão, no Piauí, em Pernambuco e no Paraná. Entre os produtos específicos, dois tiveram bastante destaque nas pesquisas feitas pelos brasileiros: o K-Othrine SC 25 e o Jimo Cupim.

O Rio de Janeiro foi o estado onde a população mais buscou serviços de dedetização na internet. Em sequência, estão Pernambuco, Alagoas, Ceará e Acre. Considerando as cidades que mais procuraram os serviços, as primeiras posições são ocupadas por Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília.

Um outro dado mostrado na pesquisa é que os brasileiros procuram muito por soluções caseiras para eliminar algumas pragas, principalmente as baratas, as aranhas e os escorpiões. O tempo “veneno caseiro” foi constantemente utilizado nestes casos.

Compartilhar
Leave a comment