Desde o fim de maio, foram confirmados em Rio Preto mais 102 casos de dengue, totalizando 348 positivos, inclusive um grave e dois com sinais de alarme. Outras 288 notificações ainda estão sendo analisadas. Os dados foram informados nesta sexta-feira, 29, pela Secretaria de Saúde.
O número é 15,5% menor que os 412 registrados no mesmo período de 2017 e 97,6% inferior aos 14.725 contabilizados até o fim de junho do ano anterior, quando aconteceu a última epidemia da doença em Rio Preto.
Foram contabilizados ainda 73 casos de zika vírus, entre eles um em gestante – embora a doença em geral não seja grave, preocupa porque o vírus causa microcefalia em bebês. Outras seis notificações seguem em análise, quatro delas em grávidas.
A Secretaria também informou que até o momento foram confirmados seis casos de chikungunya, a mesma quantidade que havia até o fim do mês passado. Há duas notificações em investigação.
Epizootias
As mortes de macacos chegaram a 61 neste ano e a febre amarela foi confirmada como causa da morte de dois deles. Em outros 29, a suspeita foi descartada; de 16 não foi possível coletar material para exame e o resultado definitivo de 18 deles ainda é aguardado.
Fonte: Diário da Região