A mosca da casa só pode digerir comida liquidificada. Assim, quando posa na sua sanduíche, regurgita saliva e a seguir suga o líquido que se cria.
Alguma daquela saliva provavelmente estará presente aquando do seu consumo.
Moscas domésticas são reconhecidas como portadoras de doenças facilmente transmissíveis. De acordo com relatórios universitários, pelo menos 65 doenças foram associadas com moscas domésticas. As bactérias e vírus que transportam podem causar intoxicação alimentar, diarreia, infeções oculares, disenteria, cólera e tuberculose.
Hábitos e comportamento da mosca da casa
Além de se alimentarem de lixo… A mosca da casa também põe os ovos em fezes de animais e outros materiais orgânicos em decomposição, como relvados.
Os ovos eclodem dentro de um dia e as larvas emergentes alimentam-se de resíduos até chegarem em menos de uma semana à fase adulta.
A mosca pode viajar até 30 km, mas permanece geralmente no espaço de 3 km de onde eclodiu.
Uma mosca pode viver um mês e, neste tempo, a mosca fêmea pode colocar cerca de 2.000 ovos em lotes de 75 a 100.
A sua presença faz-se sentir mais na Primavera e no Verão, as moscas entram em casas através de portas e janelas abertas.
A Extermínio, Higiene e Controle Lda sugere que os proprietários sigam as seguintes recomendações para ajudar a prevenir a presença de moscas domésticas em suas casas:
– Mantenha o lixo da cozinha em recipientes selados e limpos;
– Elimine os resíduos regularmente e mantenha-os afastados da sua casa;
– Esteja ciente das fontes de humidade excessiva;
– Manter as superfícies limpas;
– Proteja adequadamente as janelas e as entradas da casa com redes adequados;
– Se tem cães, cavalos ou outros animais perto da casa, remova e acondicione frequentemente as fezes deixadas nas áreas circundantes.
O controle e prevenção de pragas é importante por razões de saúde.
Oferecemos um levantamento gratuito – aguardamos o seu contacto!