Aconteceu nos dias 14 e 15 deste més em Pinhais/PR o Seminário Animais Peçonhentos, Uma abordagem sobre a Biologia, Manejo Ambiental e Tratamento Clinico em casos de acidentes, com a presença de Profissionais de diversas regiões do Estado.
A abertura do evento coube a Secretária de Saúde Adriane da Silva Jorge Carvalho, que manifestou a preocupação da administração com a capacitação dos Servidores Públicos e a defesa da comunidade de Pinhais, o Dr. Eduardo Novaes Ramires abordou a a Biologia e Controle dos principais animais que mais causam acidentes, Escorpiões, Aranha Marrom, Lacraias e Lagartas, ressaltando as principais diferenças e riscos para a população e seu manejo ambiental. Denilson Lehn falou sobre o Controle Químico de Escorpiões, sua a abordagem e quando pode ser empregado, ressaltou a importância do profundo conhecimento do Produtos e Técnicas para serem utilizados no Controle, apesar do Ministério da Saúde não indicar o Controle Químico, este pode ser utilizado, e existem sim Produtos eficientes e registrados no Ministério da Saúde para o Controle de Escorpiões e Aranhas, como forma complementar nas ações de Controle e de forma alguma pode ser deixado de lado a Manejo ambiental.
O fechamento coube ao Dr. Ramon Cavalcanti Ceschim da 2ª Regional de Saúde/PR – Centro de Controle de Envenenamentos, relatando o Tratamento de Acidentes por animais Peçonhentos.
O Seminário faz parte da Politica de Capacitação dos Servidores da Secretária de Saúde de Pinhais/PR e a grande participação do Agentes Municipais e de outras cidades, motivam ainda mais para que o Pragas & Eventos realize parcerias com os Municípios para a atualização dos profissionais.