A PRODUTIVIDADE no curto prazo explica boa parte do desenvolvimento das organizações. No médio prazo explica quase todo o desenvolvimento. E no longo prazo a PRODUTIVIDADE explica todo o desenvolvimento. Esta explicação é dada pela lógica Econômica.
Pela lógica da Administração, a PRODUTIVIDADE engloba conceitos relacionados à gestão, à capacitação técnica do Gestor, do RT e do Técnico de Campo (formação), a capacidade de gestão individual de cada um, a definição e padronização e melhoria de processos, otimização de rota, elaboração do diagnóstico, definição de uma estratégia de controle, implementação de medidas preventivas, uso de produto saneante desinfestante registrado e de qualidade, equipe motivada etc.
E daí surgem indicadores.
Dentre eles, o indicador da LUCRATIVIDADE que mede o quanto as empresas de controle de vetores e pragas (organizações privadas) estão sendo eficientes em atingir seus objetivos (deixar o cliente satisfeito ao reduzir os agravos e destruição do patrimônio através do controle dos vetores e pragas sinantrópicas) otimizando os recursos que têm à sua disposição (capital humano, combustível, saneantes desinfestantes). Isto passa por uma mão de obra que:
- Desenhe uma oferta de serviço que agregue valor,
- Comercialize o serviço por um preço que remunere o valor criado e os recursos utilizados,
- Planeje as rotas de forma otimizada,
- Capacite os técnicos para implementarem medidas preventivas e realizarem o controle,
- Faça um diagnóstico, defina uma estratégia e implemente medidas preventivas,
- Utilizem produtos saneantes domissanitários desinfestantes registrados para este fim.
De outro modo, quem lucra mais, consegue motivar mais os envolvidos no processo:
- O Governo – que recebe os impostos para reverter em serviços públicos,
- Os Clientes – que conseguem manter os vetores e pragas sob controle,
- Os Colaboradores – que querem se capacitar aferir renda e
- Os Sócios – que gerenciam os recursos de forma eficiente.
A boa notícia é que o LUCRO no segmento de prestação de serviço de controle de vetores e pragas, na média, vem lentamente e consistentemente crescendo há anos (segue um gráfico da série histórica com mais de 10 anos). Interpretando este e outros indicadores gerados pela pesquisa Análise Setorial PHCFOCO, acredito que esta evolução se deve a:
- Acúmulo de capital humano: capacitação em gestão e técnica,
- Harmonização de um serviço que gera valor para o cliente e
- E entre de resultado.
Portanto, se o LUCRO está crescendo, se o Lucro explica a Produtividade e se a Produtividade explica o desenvolvimento das organizações, podemos dizer que o nosso setor está em uma direção positiva de desenvolvimento.
Tem algo a mais a ser feito? Qual seria o próximo passo?
Na visão do Coordenador da pesquisa Análise Setorial PHCFOCO, Paulo Henrique Costa, esta é uma escolha das organizações que representam a atividade (Governo, Serviço, Comércio e Indústria). Os Líderes destas organizações têm papel crucial no desenho, comunicação e implementação das escolhas, seus programas e ações. É como na logística reversa, a responsabilidade é compartilhada e o resultado precisa ser convergente, complementar e sinérgico com os princípios aqui expostos: capacitação técnica, capacitação gerencial, produtividade, inovação e valores de longo prazo.
Com a evolução dos indicadores individuais das organizações que constituem a atividade e com a promoção e harmonização de programas que promovem princípios que geram prosperidade (produtividade, inovação, capital humano) o mercado vai crescer para todos.
Atenção 01! O mês de outubro é um bom mês para as organizações do setor buscarem concluir seu projeto financeiro (orçamento com previsão de receitas, despesas e investimentos) para o próximo ano. Com o projeto financeiro as organizações podem com antecedência listar estratégias que aumentem a chance de os indicadores planejados serem alcançados (satisfação dos clientes, produtividade operacional e total da empresa, faturamento, preço médio e lucratividade).
Atenção 02! A notícia aqui do artigo é boa e deve ser vista como um incentivo para os líderes do segmento (aqueles que conseguiram montar uma equação virtuosa para as suas organizações) seguirem identificando e tratando as muitas oportunidades de melhoria existentes na atividade de controle de vetores e pragas sinantrópicas.
Sobre o autor deste artigo:
Paulo Henrique Costa é Engenheiro Agrônomo, Especializado em Engenharia de Produção/Universidade Federal, Pós-graduado em Marketing (ESPM) e Engenharia Econômica (UFRJ), Mestre em Economia e Finanças (FGV), atuante no segmento de Saúde Ambiental desde 1995. Atualmente analista de negócios da PHCFOCO&CYGNUS, coordenador da Pesquisa Análise Setorial PHCFOCO, Diretor Executivo da ABRASSAM (Associação Brasileira dos Fabricantes de Produtos Saúde Ambiental) onde coordena o desenvolvimento e implementação do PROGRAMA AMBIENTE SAUDÁVEL de logística reversa de saneantes domissanitários desinfestantes e o programa de BOAS PRÀTICAS.
Sobre a pesquisa Análise Setorial PHCFOCO –analisesetorial.com.br
Como forma de medir, analisar e planejar os potenciais de Produtividade e Lucratividade dos seus negócios, os assinantes podem realizar pelo menos 4 exercícios na Análise Setorial PHCFOCO:
- Painel Indicadores – definição e medição (uma visão do negócio atualmente).
- Painel Preço Médio – análise do preço médio dos clientes e revisão programa de preço.
- Potencial de Mercado – cálculo do tamanho do mercado na sua região.
- Projeto Financeiro – planejamento de parâmetros para que a empesa siga evoluindo.
Confira o que dizem nossos assinantes
Para nós, Gestores, qualquer tomada de decisão tem que ser focada em indicadores, não sendo possível agir de forma estratégica sem um balizador para tomada de decisão. Por isso, sempre assinei a Análise Setorial PHCFOCO, pois através dela consigo obter dados que contribuem para posicionar, de forma estratégica, minha empresa no mercado de controle de pragas.
Cezar Tameirão | Dedetizar/MG
Participamos da Análise Setorial há 20 anos e a pesquisa sempre nos ajudou a direcionar os ajustes necessários e fazer o planejamento mais assertivo.
Dra. Marta Reny | Inset Disque/RJ
Recomendo a Análise Setorial porque na minha empresa nós tínhamos um crescimento e uma organização muito diferente. Quando comecei a analisar os dados, conseguimos ter dados para tomada de decisão, reduzir custos e, principalmente, otimizar roteiro de trabalho, equipes de trabalho e equipamento. E com isso, estamos tendo uma economia e melhorando o nosso lucro.
Denilson Lehn | DD Serv/PR
A Análise Setorial nos mostrou que o planejamento a longo prazo nos garante uma empresa forte e saudável financeiramente para ser administrada.
Willian Erdmann | VETPragas/PR
Como participar da Análise Setorial PHCFOCO?
A Análise Setorial PHCFOCO possui um contrato de prestação de serviço de pesquisa de mercado que descreve o serviço e tem cláusulas como a do sigilo dos dados individuais e do conflito de interesse dos sócios da PHCFOCO, além de agir em conformidade com a Lei 13.709 de 14/08/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD.
Finalizando:
Dúvidas de como devolver as embalagens vazias, acesse o site www.pas.org.br (no site existem informações e na seção “contato” o telefone do suporte do PAS. Os indicadores atualizados, relativos ao 1º semestre de 2024, podem ser acessados via login e senha em www.analisesetorial.com.br.
As empresas controladoras de vetores e pragas que quiserem conhecer a pesquisa Análise Setorial PHCFOCO em mais detalhes podem enviar um e-mail para [email protected].