Aconteceu importante Palestra de Treinamento e Concientização sobre a necessidade de um Controle eficaz da problematica dos Escorpiões,
Aconteceu em Cascavel/PR no dia 18 importante Palestra de Treinamento e Conscientização sobre a necessidade de um Controle eficaz da problemática dos Escorpiões, onde estiveram presentes profissionais das Empresas Especializadas em Controle de Pragas, Agentes da Vigilância Sanitária e Ambiental e Agentes do Controle de Endemias e Zoonoses.
Evento realizado pela ABC Palestras, realizado pela equipe Briolimp e apoiado pelas Empresas Especializadas e Syngenta.
Foram apresentados pelo Biólogo Thiago de Siqueira Campos os números que comprovam, de forma assustadora o aumento da incidência dos Escorpiões e sua dispersão por todo o Brasil.
Reforçado que as Ações de Manejo Ambiental e Coleta de espécimes devem ser mantidos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, e apresentado o produto que já foi testado e aprovado em testes de Campo e Serviços realizados por Empresas Privadas e também em parcerias e com Órgãos Públicos.
Os Produtos fabricados e distribuídos pela Syngenta, Demand 2,5 CS e Demand 10 CS, tem registro para Combate a Escorpiões no Ministério da Saúde, pela ANVISA. São micro encapsulados e portando não “alertam” os escorpiões sobre sua presença no ambiente, sendo assim o animal e contamina sem notar e morre, esse processo é muito importante para o Controle Químico.
Um alerta muito importa para que se usem produtos que tenham registro para cada tipo de praga alvo, pois existem produtos que são indicados para outras pragas e acabam sendo utilizados de forma errada, assim correndo o risco de acidentes porque podem desaloja-los.
Importante ressaltar também, que estes Produtos tem seu Registro para “Uso e Venda Restrito por Empresas/Entidades Especializadas” e não podem ser vendidos diretamente ao Público, sento necessário também a verificação de Produtos com Registro Veterinário ou Agrícola, que não podem ser utilizados em Residência ou áreas urbanas.
Importante reforçar que as ações de limpeza dos ambientes sejam permanentes e que não sejam acumulados objetos em desuso, para não servir de abrigo, também em caso de acidente/picada, que o paciente seja levado para posto de atendimento mais próximo e mais rápido possível, e se possível que seja levado também o animal para identificação.
Antes de contratar uma Empresa Controladora de Pragas verifique se a mesma está devidamente Registrada na Vigilância Sanitária, Registro no Órgão Ambiental e principalmente se ela Registrada no Conselho Regional de Fiscalização, juntamente com seu Responsável Técnico, toda segurança e cuidado são indispensáveis na hora de contratar uma “dedetização” para que não aconteçam problemas ainda maiores.
Imagens: Douglas Siverio