Tour Inusitado em Nova York: Guia Leva Turistas a Áreas Infestadas por Ratos
Uma nova e peculiar atração turística tem chamado a atenção em Nova York: uma guia especializada em pragas urbanas está oferecendo passeios por áreas da cidade conhecidas por suas infestações de ratos. O tour, que promete uma experiência diferente e inusitada, tem gerado discussões sobre a convivência com esses roedores na metrópole.
Suzanne Reisman deixou o emprego em uma ONG para dedicar-se ao projeto. Ela defende os roedores como parte da história e cultura da cidade.
Os ratos estão ligados à cidade de Nova York, tanto na realidade quanto na nossa história. Eles são meio monstrinhos, mas também meio fofos – disse ela em entrevista à imprensa americana.

Chamado de “Garbage and Rats” (“Lixo e Ratos”, em português) a caminhada inclui áreas menos glamourosas da cidade, como o sul de Manhattan.
Durante o passeio, os participantes aprendem sobre os hábitos dos ratos e a origem da chegada do rato-da-Noruega, espécie predominante na cidade, que, na verdade, é originária da Ásia. A iniciativa visa não apenas entreter, mas também educar sobre a biologia e o comportamento desses animais.
Infestação que Atinge Até o Prefeito
Com cerca de 3 milhões de ratos dividindo a cidade com seus 8,2 milhões de habitantes, Nova York tem enfrentado uma grave infestação desses roedores.
A questão da infestação de ratos em Nova York é tão séria que até mesmo o atual prefeito, Eric Adams, teve que se manifestar publicamente sobre suspeitas de ter ratos em sua própria residência, no Brooklyn. Isso ressalta a dimensão do problema e a dificuldade em controlá-lo, mesmo para as autoridades.

Apesar de parecer estranho, o tour de duas horas, que custa US$ 40 por pessoa (cerca de R$ 220), tem atraído muitos curiosos, com lotações esgotadas e até lista de espera.