Ação visa erradicar o mosquito transmissor da dengue e proteger a população
San Salvador, 5 de julho (Prensa Latina) – El Salvador iniciou a fumigação contra o mosquito transmissor da dengue utilizando helicópteros, informou o ministro da Defesa, René Merino Monroy.
Operação Conjunta com Força Armada
Embora haja apoio da Força Armada em terra com centenas de efetivos participando na fumigação massiva iniciada nas 30 demarcações mais afetadas do país, agora as aeronaves começaram a espargir o composto para eliminar o mosquito.
“Porque o mais importante é proteger a vida dos salvadorenhos, pilotos da Força Armada em helicópteros MD-530 iniciam a fumigação em diferentes pontos de San Salvador para erradicar o mosquito transmissor da dengue”, disse Merino.
Recursos Mobilizados
Merino destacou que foram disponibilizados recursos humanos e materiais para contribuir com o Governo do presidente Nayib Bukele no enfrentamento deste alerta vermelho.
Situação dos Pacientes
Enquanto isso, o ministro da Saúde, Francisco Alabí, confirmou que há sete pacientes em estado grave devido a dengue, de um total de 35 internados.
Distribuição de Produtos de Controle
Alabí também mencionou que continua a entrega de 3.290 quilogramas de abate e ressaltou que não há escassez desse produto.
“Quero destacar, não há escassez de abate e está sendo distribuído por todo o território. A fendona também está disponível, e temos deltametrina, que são os inseticidas utilizados em todo o país para o controle antivectorial”, afirmou.
Resultados das Fumigações
Até dia 05 de Julho foram fumigadas 756.541 residências, inspecionadas 252.178 casas e eliminados 463.484 criadouros de mosquitos, segundo dados do ministro da Saúde.