Vigilância orienta sobre cuidados com o aparecimento de escorpiões

3 min. leitura
Diversas situações de aparecimento de escorpiões em residências têm chamado a atenção da Vigilância em Saúde de Paranavaí. Com um hábito noturno, o animal passa o dia escondido para se proteger e, quando escurece e tudo fica em silêncio, sai do abrigo para se alimentar.

“Não tem uma época específica do ano para os escorpiões aparecerem e nem uma região da cidade onde tem mais. Na verdade, praticamente todos os dias nós fazemos recolhimento de escorpiões durante a rotina de trabalho e também atendendo aos pedidos da população. Existem alguns cuidados básicos que as pessoas podem ter para evitar que aconteçam acidentes e alguém seja picado por um escorpião”, explica a diretora da Vigilância, Verônica Gardin.

De acordo com a coordenadora de zoonoses da Vigilância, Merciliana Santos Souza, o escorpião precisa de duas situações favoráveis para sobreviver: abrigo e alimento. “A orientação é para que os moradores coloquem telas nas entradas de esgoto das residências, coloquem ralos do tipo abre/fecha nos banheiros e evitem entulhos no quintal, como acúmulo de madeira, tijolos etc. É preciso manter o quintal o mais limpo possível. Por último, é importante dedetizar a residência”, destaca.

Em Paranavaí, os tipos mais comuns de escorpião encontrados são o amarelo e o preto. “O amarelo é o venenoso. A maioria dos acidentes com escorpiões acontecem no banheiro e no quarto. É importante as pessoas saberem que se acontecer algum acidente de picada de escorpião, também existem alguns primeiros socorros que podem ser feitos, como lavar o local da picada com água e sabão, manter o local da picada voltado para cima, não cortar, furar ou apertar o local da picada, e ir para o mais rápido possível para o pronto socorro ou ligar para o Samu”, enfatiza a coordenadora de zoonoses.

O tratamento é bem simples e normalmente é feito com soro, anti-inflamatório, analgésicos e uso de compressa morna no local. Em pacientes com sintomas mais graves, os médicos prescrevem o soro antiescorpiônico para cortar o efeito do veneno no organismo.

Todos os escorpiões recolhidos pela Vigilância em Saúde são catalogados e enviados para Curitiba, onde é feito um estudo para verificar as espécies, se estão aparecendo alguma espécie diferente. “Se a pessoa encontrar um escorpião em casa, pode ligar para a Vigilância que nós vamos recolher o animal e damos todas as orientações aos moradores”, frisa Merciliana.

Qualquer dúvida ou pedido para recolhimento de escorpiões, basta ligar no telefone da Vigilância em Saúde, que é o 3902-1137.

Informações Prefeitura de Paranavaí

Compartilhar
1 Comment