Uma alimentação nutritiva, gerada de um processo de alimentos seguro, uma receita que traz à lembrança emoções boas – é sempre uma experiência bem apreciada pelo ser humano – retrato de fabricação bem feita, com todos os cuidados das Boas Práticas!
Esse bom produto, íntegro e saudável, só é completo e gostoso porém – se estiver isento de contaminações como por exemplo uma sujidade – um mosquito – mosca ou partúculas.
No sentido de prevenção dessa falha imperdoável, um recurso técnico eficaz é o emprego das “Barreiras de Cortinas de Ar TECNOLATINA”, que nada mais são que aparelhos especialmente desenvolvidos para formar e direcionar um fluxo de ar descendente contra sujidades ambientais aéreas, insetos voadores e fragmentos, bem como atuar na barreira de manutenção de temperatura . Esse processo limpo e seguro, é amplamente adotado há décadas, atendendo perfeitamente as normas higiênico-sanitárias desde indústrias e câmaras frigoríficas, a varejo food service. Assim como estabelecimentos que processam fármacos / cosméticos, embalagens, rações, ‘áreas limpas’ e de saúde em geral, onde o Padrão de Qualidade e Segurança determina nível ‘zero’ de contaminação por aerodispersóides e insetos. Tais vetores típicos de verão como moscas, mariposas e mosquitos, etc. representam elevado risco de doenças e comprometem no alimento sua função ser alimento – não uma decepção!
Tanto na legislação sanitária de varejo, como nas normas internacionais de Boas Práticas de Fabricação (GMP – Good Manufacturing Practices) uma infestação de insetos voadores é indicativo claro de falha no processamento em alguma fase da cadeia de fabricação: desde recepção de MP, etapas de processos do produto, até envase final e armazenagem. Em áreas sensíveis da fármacos, cosméticos, eletrônicos, e saúde idem.
Entre as vantagens do uso das Cortinas de Ar nos acessos está o fato de constituírem efetivamente uma barreira evitando passagem além de insetos, também de poeira, odores, fumaça e aerodispersóides. Com o fluxo de ar formado em todo comprimento das aletas / aerofólios, mantém e preserva a separação das ambas áreas internas e externas, com mínima turbulência junto ao piso. É ferramenta sim em GMP e contribui em reduzir riscos de aerodispersóides contaminantes do alimento, desde matérias primas, processo e acabados.
A velocidade do ar gerada pelos motores anti-umidade nas turbinas dos modelos industriais, varia de 16 a 20 (m / s) pelas aletas reguladas, gera uma vazão em (m3 / h) para o solo, com uniformidade plenamente suficiente para arrastar os insetos voadores como as moscas e mosquitos (assim como pó, fuligem, sujidades, fragmentos, odores estranhos e partículas) para fora, longe do lado interior a ser protegido!
As normas de Boas Práticas de Fabricação (GMP) constituem-se de protocolos exigentes que já estabelecem ambientes fabris livres de insetos, entretanto, no dia a dia de manufatura – esse padrão dificilmente se atinge!
Exatamente para monitorar essa deficiência , empregam-se as Armadilhas Luminosas – que relatam nas placas adesivas quadriculadas a constatação de captura de alados, identificando falhas e gerando nos relatórios de avaliação de tendências, recomendações contra as moscas!
Nar Barreiras de Cortinas de Ar Tecnolaina os rotores / turbinas internas são de baixo ruído em decibéis (db) e não incomodam o ambiente, tendo baixo consumo de energia, atendendo NR-10 e 12 / IEC-1439 . A composição do projeto é individual, através dos distribuidores que dão total suporte técnico em todo Brasi. Existe um check list próprio, para cada dimensionamento.
Os aparelhos de Barreiras de Cortinas de AR Tecnolatina, são desenvolvidos ao longo de mais de 25 anos de trabalhos focados no controle de climatização e ventilação da ambiência industrial, são eficazes e disponíveis em duplas voltagens e fases, rastreados um a um, dotados de manta de filtração do ar (mais uma proteção contra o pó!), de fácil instalação e manutenção, tem carenagens discretas e resistentes em aço galvanizado ou inox 304, numa grande linha de aparelhos, em várias apresentações – a cada necessidade específica.
A Assessoria de Vendas Técnicas cobre a América Latina, bem como as entregas. Empresa dinâmica, com ações desde 1997 no Cone Sul. Dispõe de norma ISO 9.000 e GMP / HACCP, altamente comprometida com a Segurança dos Alimentos.
O equipamento permite ser utilizado efetivamente como uma ‘cortina’ para separar áreas com temperaturas diversas. Preserva a refrigeração dos ambientes, como câmaras frias dando eficiência térmica, ou lojas como shoppings, no conforto das pessoas mantendo setores de exposição agradáveis. Em instalações Food, mantém a baixa temperatura necessária!
A trajetória de evolução e excelência de uso das Cortinas de Ar, realidade hoje alcançada e vinculada também ao controle de vetores e pragas urbanas, foi preconizada há 24 anos atrás, num famoso congresso da entidade americana NPMA – National Pest Management Association em Naschville – Tennesse, em sessão tratando exatamente sobre: Moscas e Segurança dos Alimentos, onde ficou registrado nos anais:
“Tempos de simplesmente matar moscas acabaram. A tecnologia moderna que se dispõe na Indústria de Alimentos em Controle de Pragas, torna o mundo – um lugar mais limpo e seguro”, utilizando as Cortinas de Ar como Medidas de Exclusão.
“O importante é o ajuste da pressãoe o fluxo gerado, devendo estar suficientemente forte junto ao piso e seu ângulo de ataque ligeiramente inclinado para o lado externo da abertura. Evita-se que os insetos adentrem ao turbilhão de ar em contato com o piso acabem sendo empurrados para o interior do ambiente a que deseja proteger”.
A técnica de controle de moscas e insetos voadores usando o método das Barreiras de Cortina de Ar é essencial na fabricação de alimentos, bebidas e produtos íntegros e saudáveis, sem passar pela vulnerabilidade de conviver com infestações e risco de doenças transmitidas. O mundo exige hoje a Segurança do Alimento como item absolutamente indispensável para a Vida. Todos os recursos de engenharia são estudadados em mitigar falhas!
Os sistemas de validação da sanidade são cada vez mais exigentes nos sistemas GFSI e FSMA / FDA e Codex Alimentarius, conduzidos pelas certificadoras, e o atendimento aos protocolos de Controle de Pragas – sempre tópicos mandatórios para o asseguramento do alimento íntegro!
Em associação com as Armadilhas Luminosas Adesivas devidamente instaladas, as Barreiras de Cortina de Ar proporcionam sinergia plena de duas excelentes técnicas indispensáveis no Food Safetyrequerido hoje, que contempla evidenciar todas as ações executadas para um alimento seguro e saudável. A somatória de ambas, dá ainda mais consistência e credibilidade ao plano HACCP em conformidade a cada instalação!
- É solução de engenharia bem desenvolvida e indispensável proteção em obter melhores resultados de Qualidade, Segurança e Saúde no controle de insetos voadores – que representam dano ao alimento.
- O consumidor busca satisfação, confiança e credibilidade na alimentação sua e da família, é seu direito, receber Alimento Seguro e Saudável, protegido de riscos à Saúde. Há mais de 25 anos Cortinas de Ar proporcionam bem estar às pessoas e segurança aos processos e infraestrutura!
Prof. José Carlos Giordano
JCG Assessoria em Higiene e Qualidade
[email protected] Fone: (11) 99977-5949
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/giordano-jos%C3%A9-carlos-2b80a62b/?originalSubdomain=br