Da Conformidade à Excelência: Impactos da Qualidade no Cotidiano e nas Relações
Neste artigo, exploramos a frustração comum gerada por produtos e serviços de qualidade inferior, evidenciando a prevalência do “mais ou menos” em nossa sociedade, mesmo diante de conceitos elevados de qualidade. A falta de compromisso com a excelência não apenas causa descontentamento, mas também mina a confiança em diferentes áreas, desde a indústria alimentícia e prestação de serviços até a esfera política. Além disso, examinamos como a qualidade do trabalho reflete não apenas uma competência técnica, mas também o caráter e a integridade daqueles que o realizam. Destacamos a importância de realizar tarefas com meticulosidade e dedicação, elevando padrões e evitando a complacência. A busca pela excelência não só assegura credibilidade, como também fortalece a autoestima e a satisfação pessoal. Ao final, ressaltamos a necessidade de adotar uma mentalidade que busque a excelência em todas as áreas da vida, transformando cada empreendimento em uma obra-prima pessoal.
Como seria bom não ter de reclamar a respeito de um alimento, bem ou serviço que não está em conformidade com a qualidade compromissada.
Complicado retirar o veículo da concessionária e ter que voltar para completar reparos, ainda que sejam somente detalhes de ajustes que não foram feitos, ou estão malfeitos. Lamentável comprar a roupa tão desejada e em casa na hora de curtir a satisfação de vestir, percebe-se que tem costura torta. Pior ainda por acontecer: de volta à loja para troca, descobre-se que era a única peça daquela cor ou tamanho, numa Lei de Murphy! Ou com um amigo num fast food e descobre na terceira mordida a panturrilha de uma barata!
Nessas ocorrências não existe ação corretiva que apague de nossa mente uma sensação de frustração. Foi expectativa de satisfação pessoal que se esboçou e num instante, demovida. Na política nefasta de Brasília, nem se fale! Tudo absolutamente deteriorado.
Intrigante é que embora mesmo com conceitos de Qualidade em alta, o paradoxo é que não conseguimos erradicar esse ‘vírus do mal feito’ do nosso meio! Algo em teoria simples de resolver mas na prática, se mostra adulterado por conta da cultura do… mais ou menos.
É O MAIS OU MENOS CERTO, MAIS OU MENOS HIGIÊNICO, MAIS OU MENOS SEGURO, MAIS OU MENOS LIMPO, MAIS OU MENOS ÉTICO…
Maior parte das pessoas pensam muito na quantidade e pouco na qualidade de seu trabalho. Tentam fazer demasiado e acabam por fazer… malfeito. Difícil compreender que educação, melhoria geral e estímulo à formação de uma pessoa íntegra – são superiores ao valor que se obtém do trabalho corrompido ou inábil.
A FORÇA QUE TEMOS
A verdade é que a Qualidade que damos ao nosso trabalho tem reflexos sobre os demais aspectos de nossa vida e tende a reger nossa conduta nesse equivalente nível. O ‘todo’ de uma pessoa acaba assumindo as características com que essa pessoa trabalha. Hábitos da precisão e correção fortificam a mentalidade e melhora o caráter de forma geral. Os desafios Food Safety são constantes e crescentes para vencer as mesmices falhas do dia a dia de situações e pessoas.
No inverso, o agir desarticulado / descuidado degenera a mentalidade e fragiliza os processos mentais, declinando o nível de vida como um todo. É a síndrome dos problemas que somatizam.
Cada serviço / alimento malfeito (ou feito na metade) que sai das mãos, deixa rastro de desmoralização. Autografe seu projeto GMP / HACCP com excelência!
O efeito de fazer coisas incompletas ou fazê-las sem atenção necessária é um processo gradual e sutil, não facilmente perceptível. Sem ‘confiança’ não existe possibilidade de atingir credibilidade. Com o tempo, passa a alterar a atitude mental do indivíduo, levando-o a distorcer propósitos que tem na vida, mesmo quando imagina estar dando o melhor de si para levar adiante esses tais propósitos.
Mecanismo humano é constituído de tal forma que ao suceder algo de errado em uma parte, o restante da estrutura fica igualmente afetado. Há relação entre a qualidade do trabalho e a qualidade do caráter da pessoa que o executa.
Fomos criados a priori para sermos honestos. Honestidade deveria ser originalmente nossa expressão normal e qualquer desvio dela nos mancharia o caráter. Honestidade significa integridade. Não é só a capacidade de inspirar confiança no que fácil dizemos, mas também precisão e verdade no que contínuo fazemos. Qualidade e Segurança do Alimento significa confiança na totalidade; significa verdade em todos os sentidos – no ato e palavra. Sem o ‘contaminado’ e falho malfeito, através do descuido ou do esquecimento.
QUALIDADE E O ESPELHO DA INVERDADE
Passaremos a gostar mais de nós mesmos quando recebermos o apoio da consciência. Valerá mais do que qualquer remuneração que possamos ter através de um trabalho contaminado, apressado. Nada pode trazer a chama da satisfação e enaltecimento advindo de algo realizado com o espírito de excelência.
Muitos não compreendem que se pode realizar mentiras ao invés de dizê-las, sendo, talvez, o primeiro caso pior do que o segundo. Se não mentiras, talvez inverdades? Não esperemos CPI’s ou ‘peritagens’ em flotar a verdade. Na reclamação fast food é real e procedente a tal panturrilha da Blatella? Ou adulteração?
Não existe melhor propaganda que uma boa reputação. Maiores fabricantes do mundo vêem sua credibilidade / história como mais precioso bem, e atuam árduo para não permitir que seu nome apareça num alimento ou serviço imperfeito. Para sempre a ‘Price’ será lembrada pelo ocaso do Oscar 2017.
Ao término de um trabalho, devemos ser capazes de dizer a nós mesmos: “Aí está! Fui capaz de me empenhar por esta criação. Foi feita da melhor maneira que pude, feita com cuidado até o fim. Por ela dou minha palavra de honra”. Posso colocar a cabeça no travesseiro sem medo de pesadelo rsrs.
Não se satisfaça com o “razoável”, o “+- bonzinho”, ou o “razoavelmente bom”. Não aceite nada menos do que seu melhor. Imprima suas ações com tal Qualidade que qualquer pessoa que se depare como o que você faz, verá espelhado ali o caráter e a marca registrada de competência. Sua imagem está em jogo em qualquer atividade: a marca pessoal é o seu ‘capital humano’. Não deixe se permitir que trabalho remendado ‘contaminado’ ou coisa de qualidade inferior com pontos críticos, saia de suas mãos.
Cada parte de esforço deve ter sua chancela de excelência impressa; você deve considerar cada tarefa que passa pelas suas mãos como algo que não precisará ter retoques! Pense, repense, rerepense.
É exatamente a pequena diferença entre o bom e o melhor que existe entre o artista e o artesão. São pequenos detalhes, a partir do ponto em que um homem médio teria deixado o trabalho, que fazem a fama de um verdadeiro e tenaz mestre.
VALOR DAS PEQUENAS COISAS
Aquele que detecta a oportunidade que se esconde por trás de pequenos serviços, que consegue identificar chance numa situação comum, é o que progride no mundo. O diferencial é fazer as coisas pouco melhor do que fazem aqueles ao seu redor. Ser mais “arrumado”, mais preciso, mais observador. É ter criatividade em encontrar maneiras novas de fazer coisas tradicionais; é ser pouco mais pró-ativo, mais otimista, mais energia, mais prestativo do que outros ao redor.
Se há em sua natureza um lado que exige o melhor e não aceita nada menos que isto, se insiste manter padrão GMP em tudo que faz, então parabéns vai se distinguir em algum campo, tendo a persistência e determinação de seguir seus ideais, sem omissões. Meça minúcias para as certezas de evidências objetivas, sem fatos e dados medidos não há controles globais do que se fez.
Pessoas que realizam trabalhos dignos de mérito tiveram experiência de como fazer as coisas apropriadamente. Não se contentaram com ‘gambiarras’ ou mediocridade. Não se acomodaram em fazer coisas do modo que a maioria faz, mas… sempre um ‘pouco melhor’. Sempre elevaram o que lhes caiu às mãos a um patamar mais ascendente. É esse “pouco mais alto” que conta na Qualidade do trabalho que se realiza na vida. É o esforço constante de buscar Primeira Classe em tudo que se tenta, que nos permite conquistar certeza de um alimento ou serviço íntegro.
EXCELÊNCIA DO BEM FEITO
Meticulosidade é característica de todos com sucesso. Problema com algumas pessoas é que podem pensar que se dedicar um serviço pela metade ainda assim, conseguem produtos de primeira classe. Grandes realizações tem a característica do cuidado até o ultimo detalhe. Ninguém pode realizar muito se não tem Qualidade inicial, num esmero gradativo e precisão cada vez melhorada, fixados de forma definitiva nos hábitos. Este mesmo texto hoje revitalizado, há anos publicado na faceta Controle de Contaminação.
O mundo e o Brasil tem muuitos trabalhos por terminar – riscos e severidades que precisam de mais persistência, um aprendizado mais refinado, uma instrução e diálogo melhor para torná-los úteis a sociedade. Transforma em regra de vida dar o máximo àquilo que lhe passa pelas mãos. Imprima-lhe o selo de pessoa completa.
O MELHOR COMO SUFICIENTEMENTE BOM
Como melhoraria nossa ‘Cultura da Qualidade’, se todos adotassem e usassem; não importa o que se faça, só o melhor seria considerado bom, seria o suficiente para satisfazer! O valor das pequenas coisas está em evoluir e compartilhar olho no olho com verdade e paixão, trabalho e união.
Adote o lema como seu também. Pendure-o no seu quarto, no escritório ou local de negócios; insira-o na tela de descanso do celular / computador, agregue-o a tudo que você faz e seu trabalho na vida será como dever ser para todos:
Uma sua, obra-prima.
Pense nisso.
Prof. José Carlos Giordano
JCG Assessoria em Higiene e Qualidade
[email protected]
www.jcgassessoria.com.br