Brasil enfrenta Epidemia – Mais de 4 Milhões de Casos de Dengue

2 min. leitura
Femea do Aedes aegypti - Pragas e Eventos
Fêmea do Aedes aegypti é responsável pela transmissão da febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus — Foto: CDC/ Prof. Frank Hadley Collins, Dir., Cntr. for Global Health and Infectious Diseases, Univ. of Notre Dame

Número de Óbitos Aumenta; Vacinação Contra Dengue é Expandida

O Ministério da Saúde divulgou novos dados sobre a situação da dengue no Brasil nesta segunda-feira (29/4), apontando um recorde de 4.127.571 casos prováveis da doença em 2024. Embora esse número represente um aumento alarmante, houve uma diminuição nos casos registrados na última semana, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Situação Epidemiológica e Vacinação Ampliada

Segundo o Ministério, o número de óbitos confirmados por dengue alcançou 1.937 este ano, enquanto os casos em investigação subiram para 2.345. A letalidade em casos prováveis é de 0,05% e em casos graves, 4,40%. O coeficiente de incidência da doença no país aumentou de 1931,1 para cada 100 mil habitantes para 2032,7.

Estatísticas e Distribuição por Estados

Minas Gerais lidera o ranking de casos prováveis, com 1.225.588 registros, seguido por São Paulo com 1.026.561 e Paraná com 421.464. O Distrito Federal apresenta o maior coeficiente de incidência, com 8507,9 casos por 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais (5967,2) e Paraná (3683,1).

Expansão da Vacinação e Estratégias de Controle

Em resposta ao cenário preocupante, o Ministério da Saúde anunciou a expansão da vacinação contra a dengue para mais seis estados brasileiros: Alagoas, Ceará, Piauí, Rio Grande do Sul, Sergipe e Mato Grosso, abrangendo 625 novos municípios.

A quarta remessa de doses totaliza 986,5 mil unidades do imunizante, com distribuição baseada em critérios de ranqueamento das regiões de saúde e municípios. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, destacou que essa medida amplia a vacinação para 25 estados e 1,3 mil municípios.

Alerta e Medidas de Prevenção

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, continua sendo essencial. O Ministério enfatiza a importância da população eliminar os criadouros do mosquito, adotando medidas simples como cobrir reservatórios de água e higienizar recipientes. Essa ação coletiva é fundamental para prevenir a propagação da doença.

Compartilhar