De janeiro a 16 de março de 2019, os casos de dengue no Maranhão aumentaram 37,9% em comparação com o mesmo período de 2018. Os dados são do Ministério da Saúde. Nesse intervalo de tempo foram notificados 749 casos da doença no estado, quando no mesmo período de 2018 foram registrados 543 casos.
São Luís
Na contramão dos dados estaduais, nos primeiros meses de 2019 houve uma queda de 64% no número de casos na capital São Luís. No entanto, a situação pode piorar diante da greve dos agentes de endemias e de saúde, que já dura seis dias.
Ronila Carvalho já teve chikungunya e teme uma epidemia por conta da greve dos agentes de endemias em São Luís — Foto: Reprodução/TV Mirante
Ronilza Carvalho trabalha como doméstica e já sofreu com dores nas articulações por conta da chikungunya. Ela vive perto de uma galeria onde escorre água de chuva e se diz preocupada com a greve dos agentes de endemias.
“Eles [agentes] vão ajudando a gente a combater a dengue”, contou Ronilza.
Ronilza vive perto de uma galeria com água parada e está preocupada com a greve dos agentes de endemias — Foto: Reprodução/TV Mirante
Sobre a greve dos agentes, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está viabilizando a aprovação de uma lei para atender as demandas da categoria.