A pandemia do Covid-19 afetou a grande maioria das empresas de controle de pragas. O mundo mudou e muitas coisas que você fazia ou conhecia poderão deixar de existir. O chamado “novo normal”, apesar de todos os transtornos em nossas vidas, também poderá agregar ao mercado de controladores pragas. Nunca em outro momento as pessoas estiveram tão abertas a entender a importância desse profissional que trabalha efetivamente em prol da saúde pública e que pode contribuir para que nossas vidas e atividades sejam retomadas.
O controlador de pragas, tão habituado a lidar com pragas e vetores, necessita atualmente encontrar de meios que sejam eficientes e seguros para realizar a sanitização de ambientes, uma vez que o inimigo atual é invisível e extremamente letal. Muitas soluções em sanitização têm sido apresentadas, contudo, há de se tomar cuidado com a análise dos impactos que cada solução pode trazer para pessoas, animais e plantas.
Apesar de utilizada na Europa há mais de um século, uma das soluções de desinfecção que mais está sendo discutida pelo setor é o uso da luz UV-C para esterilização de ambientes e superfícies. Mesmo com inúmeras pesquisas científicas realizadas e muitas em andamento que comprovam a sua eficácia, seu uso foi pouco difundido no Brasil e só realmente passou a ser destaque como alternativa para esterilização quando a mídia divulgou o resultado da desinfecção dos metrôs de Nova York na eliminação do novo coronavírus. Tal utilização foi comprovada pelo Centro de Pesquisa Radiológica da Universidade Columbia, EUA e, mais recentemente, foi anunciada pela Universidade de Boston nos EUA, que, no dia 16/06/2020, a validação da eficácia das fontes de luz UV-C da Signify na inativação do SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19.
O uso da luz UV-C é um artifício de descontaminação bastante recomendado na complementação do serviço de sanitização ou para esterilização de ambientes com restrição do uso de produtos químicos. De uma maneira geral, é útil principalmente em locais que não podem ser lavados, que precisam de um controle adicional, ou que contêm alimentos, medicamentos e equipamentos eletrônicos delicados.
A utilização da luz UV-C como complemento da sanitização cresceu tanto neste período da pandemia, que um dos fabricantes mais tradicionais do Reino Unido lançou recentemente um equipamento de nebulização acoplado com luz ultravioleta que possibilita a realização dos dois serviços.
No Brasil, a Pestline, em parceria com a Tecnofly, acaba de lançar a linha Sterilight composta por diferentes modelos de esterilizadores de luz UV-C para o ar, ambiente e superfície. Os equipamentos podem ser uma boa alternativa às empresas de controle de pragas, em um mercado que só tende a crescer.
Devido ao pouco conhecimento, os controladores de pragas poderão encontrar posições contrárias ao uso da luz UV-C, devido principalmente à oferta de produtos por fornecedores desconhecidos. Contudo, essa alternativa já está entrando na linha de frente e ganhando corpo em todo mundo. Diante de um cenário que nos trouxe tantos medos e incertezas não podemos nos dar ao luxo de ficarmos presos em nossa zona de conforto.
Engº Marcelo Batista Pereira 24/06/2020