O momento é de adequação para os empreendimentos hoteleiros. É durante a pandemia que os hotéis devem se preparar para atender a um perfil de turista que não mais prezará somente pela experiência da hospedagem em si, mas, principalmente, pela manutenção de sua saúde. Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Turismo e a Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (Hotéis Rio), lançaram um selo de qualidade e excelência em boas práticas no combate à covid-19 para empreendimentos hoteleiros de todo o estado fluminense.
O selo foi criado a partir de um protocolo de compromisso elaborado pelas entidades representativas oficiais do segmento hoteleiro junto aos respectivos órgãos públicos. Estão compilados os “Dez Mandamentos” do estado e regras gerais determinadas pela prefeitura da capital, além de normas específicas da operação hoteleira que são mandatórias aos meios de hospedagem que quiserem ter o selo. “Estamos certos que a rede hoteleira de todo o estado irá aderir em peso à cartilha de orientações e estará apta a receber os visitantes com as novas adaptações que o momento exige”, explica Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ.
Por conta desse novo cenário, a procura por serviços de sanitização e desinfecção tem crescido no mercado turístico. A LogPax, do Grupo Triple M, é uma das empresas que desenvolveram soluções de biossegurança, com certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para a reabertura dos atrativos turísticos, hotéis, centros de convenções, restaurantes e museus. Os resultados em laboratório comprovam eficiência de 99,8%, com garantia de sete dias expedida por um engenheiro sanitarista e selo digital que permite a qualquer cliente acessar a chancela via QR Code.
“Estamos no mercado há mais de quatro anos com o objetivo de proporcionar inovação aos clientes. Diante do atual cenário em que estamos vivendo, decidimos incorporar aos nossos serviços algo que se tornará essencial, principalmente, para atender a esse ‘novo normal’ que está prestes a fazer parte do dia a dia de todos nós”, afirma Marcelo Martins, sócio da empresa.
Outro fornecedor desse serviço é a Terpenoil, empresa que firmou parceria com a Roteiros de Charme, associação que reúne 73 hotéis, pousadas e refúgios ecológicos situados não apenas no Rio de Janeiro, como também em outros 15 estados e 64 destinos turísticos de Norte a Sul do País. O grupo produz uma linha de sanitizantes feita a partir de matérias-primas naturais de fontes renováveis, com poder de limpeza elevado e mínimos impactos ambientais.
Laudo específico da Unicamp atesta a eficácia do desinfetante, que tem a devida aprovação da Anvisa, contra o novo coronavírus. “Tratam-se de produtos de última geração, produzidos no conceito de economia verde ou economia circular, em sintonia com o que o mundo espera para a economia na era pós-pandemia”, comenta Helenio Waddington, presidente da associação.