Ao logo minha vida profissional atuando como consultor organizacional que já passo a casa dos 30 anos, uma das premissas da administração que tenho presenciado em muitas empresas é a que, uma EMPRESA NA QUEBRA por falta de capital ou mesmo uma boa ideia.
Até porque para abrir foi necessário o capital e se ter uma boa ideia, a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma organização está na GESTÃO, onde muitos gestores não entendem que ser um gestor necessitar-se de técnica e conhecimento necessário.
Na sua maioria, possuem uma preocupação grande na gestão do processo seja ele comercial, serviço ou produção, no nosso caso os gestores mantém a preocupação na atividade operacional de Controle de Pragas.
Desta forma negligenciando os demais setores e quando falamos em GESTÃO COM FOCO NA QUALIDADE aí a coisa complica ainda mais pois entender que para se ter qualidade o foco da empresa passa ser o CLIENTE e que todos os colaboradores devem ter essa consciência seja da pessoa que faz a limpeza ao diretor. Todos são responsáveis pela satisfação, ou seja, o encantamento do cliente.
O Setor de controle de pragas está a cada ano caminhando para um nível de profissionalização onde empresas que não estão preparadas irão perder mercado, irão passam a ter como diferencial o preço o que canibaliza o mercado e por sua vez leva a empresa a resultados medíocres.
A GESTÃO COM FOCO NA QUALIDADE leva a organização a um diferencial competitivo muito grande uma vez que seu maior aliado é o próprio cliente que passa a ver sua empresa não apenas como um prestador de serviço, mais sim como uma empresa que cuida a saúde de seus familiares, seus colaboradores e a proteção de seus produtos contra pragas indesejadas.
Para tanto existe um custo ligado a mudança de cultura a implementação de uma gestão com foco na qualidade. Porém é um custo muito mais ligado a mudança de comportamento do que financeiro. Ou seja, é necessário implementar os oitos (08) princípios da qualidade para se chegar a base da gestão com foco na qualidade.
Onde esses princípios são o Foco no cliente, Liderança, Envolvimento das pessoas, Abordagem de processo, Abordagem sistêmica da gestão, Melhoria continua, Ação com base em dados, Relação de parceria com fornecedores. Esses oito princípios acreditem implantados vão ser o diferencial entre o sucesso ou fracasso de sua empresa.
É importante saber que qualidade está ligado a satisfação em ter sua necessidade atendida e não a valores financeiros, e somente passando a ser um gestor preocupado com uma gestão sistema de sua empresa é que você poderá atender a esses requisitos de qualidade.
Vale a pena pesquisar mais sobre esse assunto.
Boa Sorte.