Na Semana da Ciência e Tecnologia, empresa apresenta resultados positivos em pilotos realizados em campo com a Tecnologia do Bem
Para marcar a Semana da Ciência e Tecnologia, a Oxitec Ltd, líder no desenvolvimento de soluções biológicas para o controle de pragas que transmitem doenças, destroem plantações e prejudicam a pecuária, apresenta um balanço com os principais resultados de projetos desenvolvidos ao longo dos últimos anos para validar a Tecnologia do Bem™, método em que insetos apresentam a característica autolimitante.
Este ano, em parceria com a cidade de Indaiatuba, a companhia validou com sucesso a solução Aedes do Bem™ em larga escala. Foi utilizado um novo e sustentável design de produto, ferramentas digitais e implementação de inovações nos processos de fabricação projetados para tornar a tecnologia fácil de implantar em grande escala e com melhor custo-benefício.
Para validar a solução nas comunidades urbanas, foram realizadas liberações ao longo da temporada de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, em bairros do município que abrigam mais de 45 mil habitantes. Os bons resultados do projeto de expansão devem acelerar as iniciativas de oferecer maior acessibilidade econômica e operacional para comunidades mais vulneráveis à dengue no Brasil e no mundo. Segundo Natalia Verza Ferreira, diretora geral da Oxitec no Brasil “essa primeira temporada piloto de expansão foi excelente e cumpriu todos os nossos objetivos. À medida que disponibilizamos o Aedes do Bem™ para mais cidades e empresas em todo o Brasil, essa parceria público-privada bem-sucedida com a cidade de Indaiatuba acelerou nossa missão de alcançar o maior número possível de comunidades ameaçadas pela dengue”.
Após os resultados positivos, a empresa deu início à distribuição do Aedes do Bem™ para todo o país. A partir deste mês de outubro, a companhia passa a contar com distribuidores licenciados em diversas regiões do país, a fim de facilitar a logística de entrega e o acesso a novos mercados. “A primeira temporada de vendas funcionou como um piloto, e estivemos muito próximos a cada um de nossos clientes, aprendendo e otimizando a solução, a logística e a experiência com o produto antes de expandir para outros segmentos e outros estados”, comenta Natalia. Segundo ela, “nosso objetivo é unir empresas, o poder público e a sociedade em geral em torno do combate ao Aedes aegypti”.
Outro destaque é para a conclusão bem-sucedida da segunda temporada piloto em larga escala da Spodoptera do Bem™. Após a aprovação total da biossegurança comercial pela CTNBio, agência regulatória brasileira responsável pelas avaliações e aprovações de biossegurança, em 2021, as duas temporadas permitiram testes e validação em larga escala das operações e desempenho de produtos em fazendas comerciais em duas das principais regiões produtoras de milho do Brasil. Nesta última estação, as liberações da Spodoptera do Bem™ foram realizadas em lavouras comerciais de milho no Estado de São Paulo, em parceria com a Lagoa Bonita Sementes, e no mais importante estado produtor de milho do Brasil, Mato Grosso, em parceria com a Fundação MT.
Tais implementações operacionais aproximam a solução da comercialização no Brasil. Espécimes machos da Spodoptera do Bem™ foram liberados durante esta segunda safra de cultivo de milho em milhares de acres em lavouras comerciais do cereal, possibilitando que a equipe de produto valide a eficácia da tecnologia, assim como as áreas de tratamento e dosagem por produto, solidificando as rotas de distribuição e embarque, além de aumentar a produção. ”Esses pilotos de grande escala em dois dos centros de produção de milho do Brasil nos permitiram validar nossa solução em cenários agrícolas reais, sob diferentes condições climáticas e com as práticas de cultivo dos agricultores”, explica Natalia.
Sobre a Oxitec
A Oxitec é líder no desenvolvimento de soluções biológicas para controlar pragas que transmitem doenças, destroem culturas e prejudicam a pecuária. Fundada em 2002 na Universidade de Oxford, a Oxitec foi criada por dois cientistas do Departamento de Zoologia de Oxford, que desenvolveram a base da tecnologia autolimitante para controle de insetos. Atualmente, é liderada por uma equipe composta por especialistas de 15 nacionalidades e apoiada por parceiros públicos, privados e sem fins lucrativos de classe mundial. Com sede em Campinas, a empresa está presente no Brasil desde 2011.
Por DANIELSUZUMURA