Levantamento divulgado nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que os casos notificados de dengue em Betim já chegam a 8.192, 53% a mais do que em 21 de fevereiro, quando existiam 5.344 notificações. As confirmações somam 2.380 casos. A morte de uma idosa de 67 anos, moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima, também foi confirmada. Outras quatro mortes ainda estão sendo investigadas.
As regionais Alterosas, Norte e Imbiruçu são as com maior incidência da doença. Para controlar os focos do mosquito Aedes aegypti, que em sua maioria estão nas residências, a prefeitura vem realizando uma série de ações.
Dentre elas está a criação de um Comitê de Enfrentamento à Dengue que se reúne semanalmente para definir as ações que serão realizadas e a abertura de uma unidade de hidratação venosa. Além de eliminar os criadouros do mosquito, com o tratamento dos focos da dengue e a vedação dos depósitos de água, a prefeitura informou que está realizando mutirões de limpeza, fazendo palestras de conscientização e blitze educativas.
“Também estamos realizando a pulverização manual dos criadouros, e o carro do fumacê está percorrendo os locais com maior incidência dos focos transmissores”, disse o diretor de Vigilância em Saúde, Nilvan Baeta. A prefeitura também intensificou as vistorias nos terrenos, com aplicação de multas para os lotes que não estiverem limpos e cercados.