Como atender um cliente de sanitização no meio da pandemia?

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desinfeccao no estado - Pragas e Eventos

Como já discutido tantas vezes por aqui, a sanitização é uma importante arma no combate à pandemia causada pela covid-19. Mas no meio de tantas orientações de distanciamento social e restrições de circulação, como atuar em um serviço de sanitização com segurança, tanto para os operadores quanto para os próprios clientes? Geralmente focamos a nossa atenção ao ambiente que será tratado e à segurança do operador quanto aos produtos manipulados, mas quais medidas podem e devem ser tomadas pelas empresas sanitizadoras para visitar e atender seus clientes durante a pandemia, visando evitar a transmissão da covid-19 durante o serviço?

O primeiro ponto a ser discutir é que as medidas de prevenção orientadas para a sociedade também devem ser respeitadas durante a realização dos serviços de sanitização. Assim, o operador deve usar máscara durante todo o atendimento, desde a chegada aos clientes até a saída e o término do serviço. Caso haja a necessidade de utilizar máscaras respiratórias de proteção para produtos químicos, o operador deve substituir a máscara, mas nunca ficar por algum tempo com o rosto descoberto.

Gel e Mascara - Pragas e Eventos

Da mesma forma, nada de apertos de mão ou cumprimentos com o cliente. É o momento de todos entenderem que precisamos estar unidos no combate à pandemia. É possível ser educado e cortês com cumprimentos à distância. Antes e após a aplicação do produto sanitizante, é importante evitar tocar nas superfícies do local do cliente sem necessidade, não só para evitar qualquer contaminação, mas para demonstrar cuidado com o ambiente do cliente.

Covid 19 - Pragas e Eventos

Sabemos que a covid-19 é transmitida pelo ar e que locais fechados e sem circulação do ar aumentam o risco de transmissão. Assim, sempre que chegar ao cliente, é importante estar atento ao ambiente. Se estiver sanitizando um local pequeno e fechado, como um veículo por exemplo, vale a pena deixar esse ambiente aberto por alguns minutos antes de entrar para realizar o serviço. No caso de um carro ou caminhão, por exemplo, deixe as portas e janelas abertas por um tempo antes de entrar para aplicar o desinfetante.

Por fim, converse com seu cliente antes do serviço, dê algumas orientações de como o cliente pode deixar o ambiente mais seguro antes da visita. Explique que seu funcionário estará portando máscara o tempo todo, que foi treinado para aplicar todas as medidas de segurança necessárias para realizar o serviço em tempos de pandemia e peça ao seu cliente que esteja de máscara também ao receber o profissional, que mantenha o ambiente arejado antes e após o serviço. Esse diálogo com o cliente é importante, especialmente para demonstrar o preparo e o profissionalismo da empresa ao realizar a sanitização do ambiente em tempos pandêmicos.

Apresentando trabalho - Pragas e Eventos

Precisamos ter em mente que o serviço de sanitização é uma ferramenta importante no enfrentamento da pandemia, mas a visita ao cliente para a realização do procedimento precisa de cuidados, pois expõe o profissional e seu cliente à um contato interpessoal que pode acarretar na transmissão da doença caso um dos dois esteja como portador do vírus. Portanto, a adoção dessas medidas de prevenção é essencial para que a sanitização ocorra com segurança. Vale ressaltar que o profissional sanitizador é um agente promotor de saúde e precisa se portar como tal. Assim, a sanitização não se restringe apenas à aplicação de um produto desinfetante no estabelecimento do cliente, mas sim à uma visão mais geral da promoção de saúde.

Além dos cuidados no ambiente do cliente durante a visita, a empresa sanitizadora precisa cuidar do seu próprio ambiente também. Não basta apenas se preocupar com a hora da visita ao cliente. É importante que a sanitização seja realizada periodicamente no escritório da empresa, no veículo utilizado pelos operadores, com o objetivo de minimizar os riscos de transmissão entre os funcionários da empresa sanitizadora. Não podemos esquecer que todos os funcionários da empresa entram em contato com pessoas (familiares e amigos) fora do ambiente de trabalho e podem carrear o novo Coronavírus para o local de trabalho mesmo sem perceber. Assim, os cuidados na sede da empresa, nos veículos utilizados pelos funcionários e também com os equipamentos compartilhados por eles se tornam essenciais. Vale ressaltar que qualquer funcionário que apresente sintomas suspeitos ou que tenha contato com pessoas com sintomas suspeitos, deve ser afastado do ambiente de trabalho temporariamente, especialmente das atividades que envolvam visitas aos clientes.

A melhor forma de criar essas medidas no dia a dia das atividades da empresa sanitizadora é através da elaboração de protocolos, com o intuito de padronizar ações que são realizadas rotineiramente pelos funcionários. A tabela abaixo traz alguns pontos que podem ser levados em consideração na hora de elaborar tais protocolos.

Oraganizar trarefas na sanitizacao - Pragas e Eventos

Com isso, percebemos a importância do treinamento dos funcionários das empresas para realizar os serviços de sanitização. Como mencionado anteriormente, a sanitização não deve se limitar apenas à aplicação de produtos químicos no local do cliente. O profissional envolvido precisa conhecer a dinâmica das possíveis doenças infecciosas transmitidas no local e entender a sua posição como agente promotor de saúde ao ambiente. Por isso recomendamos sempre o treinamento dos funcionários quanto à conceitos importantes, atualizações constantes e treinamentos para a aplicação de protocolos.


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