CONTROLES DE PRAGAS – ESSENCIAL NA VIDA E SEGURANÇA DO ALIMENTO !

5 min. leitura
World Pest Day Logo scaled 1 - Pragas e Eventos

Serviços e instalações de produção e logística das áreas de alimentos, ingredientes, rações, embalagens, mercados e varejo, bebidas, e fármacos, são propícias na proliferação de insetos voadores, rasteiros e roedores. A simples presença gera prejuízos para fábricas, estabelecimentos e seus produtos, levando doenças, prejuízos, riscos à saúde e vulnerabilidades na imagem das empresas.

A preocupação constante em abordar temas da Saúde, Qualidade, Segurança e Sustentabilidade, reforçam a evolução vertiginosa e presente dos assuntos em Controle de Pragas que requerem serviços constantes e abrangentes, com prevenção em evitar infestações de pragas sinantrópicas. Dominar os métodos de saneamento é fundamental para a sobrevivência e crescimento das empresas de alimentos e afins. Produtos perecíveis são muito susceptíveis a deterioração se não armazenados na refrigeração correta. Grãos armazenados se não manejados corretamente acabam altamente infestados e infestando toda ‘cadeia’. Supermercados requerem dptos. de controle de perdas para evitar desperdícios em dezenas de milhares de itens armazenados. Estima-se um milhão de óbitos (!) anualmente devidos a doenças transmitidas por vetores e pragas e um bilhão (!) de pessoas expostas. Moscas, mosquitos e outros, propiciam muitos e milhares de agentes patogênicos, Disseminam vírus, micróbios, bolores, bactérias, parasitas, maioria infecciosos.

Dados da OMS/FAO reportam que uma em cada 10 pessoas no mundo é afetada por doenças alimentares, parte por higiene precária e insetos e roedores.

Em recente encontro internacional em Barcelona com as maiores autoridades em Food Safety (Conferência FSSC 2022,) uma sessão especial tratou com maior sucesso, sobre necessidades de parcerias e monitoramento de pragas. E o assunto repercutirá certamente nos meios técnicos de validação. Prevenção e controle, Higiene e Boas Práticas, capacitação na indústria e serviços, para dirimir impactos, danos e doenças.  

Screenshot 15 - Pragas e Eventos

A prevenção de riscos, perigos e vulnerabilidades nas fases de fabricação / armazenagem é sempre condição óbvia. O Controle de Pragas Urbanas se molda integralmente a programas de Segurança do Alimento, HACCP, Gestão de Riscos, Certificação ISO 22K, BRC. IFS, GFSI (Global Food Sistem Initiative), entre tantas. O problema de infestação em áreas sensíveis gera inadmissíveis doenças ao ser humano e até a criação de animais. Produtividade e sustentabilidade, reduzir desperdícios e fome, faz parte do contexto. O mundo todo exorta a data de 7 de junho, como Global Food Safety Day. Que façamos por merecer essa comemoração em prol do alimento para melhorar a saúde mundial, mitigando doenças transmitidas! Somos essenciais !

Screenshot 16 - Pragas e Eventos

Reafirmamos que é objetivo constante a integridade de alimentos, focada há décadas pela ISO e protocolos Codex Alimentarius estendidos em todo mundo. O cum primento da máxima proteção é exigido não só pelo FDA como por todas homologações obrigatórias de fornecedores de produtos. Requisitos Food Defense extrapolam Higiene e GMP e atingem possíveis vulnerabilidades dos prestadores de serviço! Auditorias de players alimentícios na validação são detalhadas ao extremo e conferem sim nas empresas, os protocolos dos prestadores externos de serviços. È abrangência sistêmica.

A Agroindústria, Alimentos processados, players modais, escolas e hospitais, cidades, caterings, condomínios, etc, muito etc. todos são vulneráveis às contaminações.

Que trabalhemos todos nós colegas alinhados à Pragas & Eventos e a PragFlix, em buscar as premissas do World Pest Day! A ‘Coalisão Global’ almeja idem alimentos seguros para melhor Saúde no mundo, exatamente um dia antes!

Contaminação do alimento é inafiançável e a repercussão de um POP mal executado mancha para sempre a marca e o prestador de serviço co-responsável  que teria a missão de também proteger o estabelecimento e processos, das pragas urbanas. Atitudes pró-ativas e conhecimento desses infestantes são imprescindíveis para chegar a um produto e serviço seguro e sem falhas. Os conceitos de rastreabilidades e prevenção do Hazard Analysis Critical Control Point (HACCP) são divulgadas a todos. Cabe aos que buscam ser profissionais, Especialistas em Boas Práticas de Controle Técnico de Pragas, se capacitarem para atender essa demanda de conhecimento técnico e estratégias científicas na gestão diária de um bom Controle e Monitoramento.

Screenshot 17 - Pragas e Eventos

Com o constante aquecimento global e reflexos da Pandemia, há um crescimento exponencial de problemas e doenças ligadas às pragas rasteiras e voadoras e de saúde pública. Quem dominar o CIP Profissional, assentará espaço distinto nesse sacerdócio de cuidar da saúde, alimento, casa e qualidade, promovendo Vida a todos, mais Saudável.         

 Pense Nisso!

Prof. José Carlos Giordano
JCG Assessoria em Higiene e Qualidade

[email protected]
11 9.9977 – 5949
http://www.jcgassessoria.com.br

Compartilhar
Leave a Comment