Comemoramos ontem o dia Internacional do Controle de Pragas (06/06), que teve iniciativa em 2017 em Bruxelas, pela CEPA (Confederation of European Pest Management Associations) e e NPMA (National Pest Management Association), durante a Global Summit of Pest Management Services for Public Health and Food Safety que aconteceu nos dias 04 a 06 em Lisboa, Portugal.
A FEPRAG – Federação Brasileira das Associações de Controladores de Vetores e Pragas Sinantrópicas foi convidada e teve importante papel em apresentar nossa experiência em Relações Institucionais e e Governamentais, como atuamos em Legislação de Harmonização Regulatória e ajuste tributário.
A troca de experiências e atualização durante as reuniões foram muito produtivas, a CEPA tem não Europa Normas de Operação em Controle de Pragas próprias para orientar seus afiliados, assim não ficando sempre sobre regulação de terceiros, podendo atuar de forma ativa em regulação.
Na interação e troca de experiências tivemos importante participação de brasileiros, realizando apresentações técnicas.
A conquista dos brasileiros pelas experiências e estarmos sempre a frente da pesquisa e ações de campo no Controle de Vetores e Pragas.
Aproveitamos a oportunidade para divulgar os Eventos Nacionais e convidar o publico do exterior para vir participar.
Apresentamos a situação do Controle de Vetores no Brasil e as oportunidades que existem para empresas profissionais e espaço para as novas tecnologias, que o Brasil tem muito a exportar de conhecimento e também absorver de investimentos e fortalecer as grandes empresas que aqui queiram trabalhar.
O reconhecimento e a abertura que estamos tendo através da profissionalização e associativismo só se fortaleceram com a criação da Confederação Latino Americana de Controle de Pragas, que já está bem adiantada, “Juntos somos fortes” e precisamos ter foco na profissionalização e associativismo.