Equipe do CZ Visita Moradores e Esclarece Como Evitar a Frequência de Escorpiões

3 min. leitura
ESCORPIAO ORIENTACAO - Pragas e Eventos

A equipe do Centro de Zoonoses (CZ) visitou os moradores do bairro Higienópolis e esclareceu sobre como evitar a frequência de escorpiões nas residências. De acordo com os moradores, as orientações foram esclarecedoras e precisas.
Conforme informações do setor, em 80% dos casos os escorpiões são encontrados na estrutura ou nos objetos de casa como: batente podre, forro de madeira, esgoto, grade fluvial e caixa de gordura, como também em telhas e material de construção mal acondicionados.
Segundo a equipe, é preciso tapar ralos, manter quintais limpos e sem entulhos. Colocar telas nos ralos e o uso de querosene deve ser evitado.
O Regional tem noticiado nos últimos dias a reclamação dos moradores que encontraram dezenas de escorpiões amarelos em uma semana.
De acordo com relatos dos moradores, as casas são limpas e sem entulhos e a queixa maior era de como era possível tantos escorpiões em um local. “Eles explicaram bem para nós que a limpeza é fundamental e que os ralos devem sempre estarem com telinhas. E nós estávamos jogando querosene na casa inteira, achando que estávamos limpando e dedetizando a casa, o que a gente não sabia é que a querosene atrai ainda mais o escorpião, pelo cheiro. Além disso roupas sujas, panos de prato sujos, isso tudo atrai”, conta a moradora Ligia Guimarães Cesquini.

Outra dica do setor foi colocar luz negra na casa.
“Porque o escorpião amarelo adora luz florescente e facilita a visão à noite, principalmente no quarto das crianças. Galinha também é outra dica da equipe, mas no nosso caso, não é muito viável. Além de todo o cuidado que a gente já sabe, como por exemplo, olhar tudo antes de vestir ou tocar”, diz Ligia.
Além dos moradores do bairro Higienópolis, munícipes de outros bairros da cidade também já se queixaram sobre a quantidade de escorpiões que tem aparecido nas residências com frequência.
“Nós estávamos muito preocupados porque temos crianças em casa e o escorpião amarelo pode matar uma pessoa de até 40 quilos. Os vizinhos também acharam. Todas as casas tem crianças. A questão era que todas essas casas são limpas diariamente, sem entulhos ou materiais de construção e como podia aparecer tantos assim”, questionava Ligia.

Karla Sibro
Da Reportagem Local

Compartilhar
Leave a Comment