Os escorpiões são animais da classe dos aracnídeos, assim como as aranhas e os carrapatos.
São animais peçonhentos, que inoculam seu veneno na presa, através do último segmento da cauda, denominado “télson”.
No Brasil, a espécie que causa mais acidentes graves é a do escorpião amarelo ou Tityus serrulatus, bastante comum em Piracicaba.
O escorpião, que se alimenta principalmente de insetos, se adaptou muito bem nas cidades, vivendo no interior das galerias da rede de esgoto, que é um local onde encontra abrigo, alimento em abundância (baratas) e umidade.
Além disso, nesses locais, não existem predadores da espécie, e é, na grande maioria das vezes, através da rede de esgoto que eles se deslocam e invadem as residências, ocasionando acidentes.
Os escorpiões podem viver também em beira de rios e terrenos, e se alojarem em entulhos, mas dificilmente sairiam daí para invadirem residências.
PREVENÇÃO – O Instituto Butantan, referência internacional em pesquisa sobre escorpiões, orienta que a prevenção contra esses animais, é a instalação de barreiras físicas nos imóveis, de modo que eles não consigam adentrar os mesmos.
A colocação de ralinhos tipo “abre-fecha” nas saídas de esgoto, como banheiros, cozinhas e lavanderias, já é de grande eficácia. Deve-se também vedar as soleiras das portas para impedir que eles venham da rua ou terrenos.
O controle químico, ou aplicação de veneno, não é indicado, já que não é eficaz para eliminá-los, podendo surtir efeito contrário, desalojando os animais de seus abrigos, podendo causar acidentes. No entanto, a dedetização da casa é importante para eliminar baratas e aranhas, alimentos dos escorpiões.
O CCZ realiza visitas de orientação para prevenção contra escorpiões, por solicitações via 156.
Em caso de acidentes, deve-se procurar imediatamente atendimento médico e não passar nada na picada, apenas lavar com água e sabão e fazer compressas de gelo.
O Controle Químico como ação complementar, realizado por Pessoas Capacitadas e Produtos adequados é muito eficiente,mais deve ser utilizado em conjunto com as Ações de Manejo Ambiental, Produtos Registrados na ANVISA com “Venda Restrita a Entidades Especializadas”.