Serviço de dedetização em escolas do Pará causa mal-estar em alunos e suspensão de aulas

3 min. leitura
Dedeteizacao Prefeitura de Ipixuna do Para 1 - Pragas e Eventos
Foto: Reprodução Facebook Prefeitura de Ipixuna do Pará

Escolas de Ipixuna do Pará permanecem com aulas suspensas após dedetização

Várias escolas públicas do município de Ipixuna do Pará, tiveram que suspender as aulas depois que alunos e funcionários passaram mal.

De acordo com a Prefeitura de Ipixuna do Pará, os sintomas apresentados pelos afetados incluíram ardência nos olhos, irritação na pele e dificuldades para respirar.

Tudo isso aconteceu após a realização do serviço de dedetização nas escolas para eliminar a presença de insetos.

Nos dias 30 de abril e 10 de maio, 13 escolas do município passaram pelo processo de dedetização e no dia 2 de maio, com o retorno das aulas, alguns alunos e funcionários apresentaram reações ao produto aplicado nas escolas.

Segundo nota oficial da Secretaria de Educação de Ipixuna do Pará

A Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas e encaminhou os alunos e funcionários afetados para hospitais da região. Após receberem atendimento médico, todos foram liberados.

O ocorrido gerou preocupação entre os pais e responsáveis pelos alunos, que cobram medidas de segurança por parte das autoridades locais.

As aulas foram suspensas em alunos e funcionários apresentarem sintomas como ardência nos olhos, irritação na pele e dificuldades para respirar após a dedetização das dependências das escolas.

O que diz a prefeitura?

A Prefeitura de Ipixuna do Pará informou que após o serviço de dedetização o forte odor exalado pelo produto utilizado teria causado os problemas de saúde. A Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas e encaminhou alunos e funcionários afetados para os hospitais do município.

A SEMED – Secretaria Municipal de Educação de Ipixuna do Pará, em comunicado oficial, esclareceu que as aulas iriam permanecer suspensas até dia 05/05/23, e que está em contato com outras Secretarias Municipais para controlar a situação.

Volta às aulas somente após vistoria técnica

As aulas foram suspensas sob orientação da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do município até o dia 8 de maio para limpeza das escolas com a orientação dos técnicos da vigilância e uso de EPIs. Após a limpeza, uma equipe técnica da Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde Ambiental constatou que as escolas estavam limpas e sem odor.

A Secretaria Municipal de Educação notificou a empresa e as aulas continuam suspensas até o dia 12 de maio para a realização de uma vistoria técnica para garantir a normalização das aulas de forma segura.

Compartilhar