Febre amarela faz Campinas ter vacinação em massa

2 min. leitura

A Secretaria de Saúde de Campinas vai disponibilizar 400 mil doses de vacina contra a febre amarela no “Dia D”, campanha de vacinação marcada para este sábado em todos os CSs (Centros de Saúde), entre 8h e 17h.

A medida foi tomada após a confirmação de dois novos casos de macacos saguis infectados pelo vírus da doença. A Saúde quer ampliar o número de pessoas imunizadas.

A primeira ocorrência dos dois primatas aconteceu no Jardim das Paineiras, região Leste de Campinas. O animal foi encontrado em agosto e a doença confirmada em 14 de outubro. O segundo foi encontrado no Parque Jambeiro, região Sul, em setembro. A confirmação para febre amarela aconteceu em 17 de outubro.

Além desses dois novos casos, outros 14 macacos bugios já tinham sido confirmados com febre amarela na cidade no primeiro semestre deste ano.

Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, a vacina, que será em dose única, está recomendada para todos os moradores da cidade, a partir dos nove meses de idade.

Em caso de já ter tomado a vacina, não é necessário tomá-la novamente. No entanto, casos específicos serão analisados pelos Centros de Saúde.

Ao comparecer em um dos postos para tomar a vacina, é necessário levar a carteira de vacinação. Quem não a tiver, receberá uma no dia.

Além desse ‘Dia D’, já haviam sido vacinadas cerca de 300 mil pessoas, desde janeiro deste ano, contra a febre amarela, em Campinas. Em 2000, também houve vacinação em massa na cidade e cerca de 500 mil pessoas foram imunizadas na época.

Outras ações, a partir da confirmação das ocorrências da doença, já estão sendo desencadeadas na cidade. Por exemplo, nas regiões onde os primatas foram encontrados, foi feita a ampliação do horário de oferta de vacinas contra a febre amarela nos Centros de Saúde.

Compartilhar
Leave a Comment