O pesquisador Luciano Bachmann do Departamento de Física (DF) da Universidade de São Paulo (USP), Campus Ribeirão Preto promove eventos visando esclarecer a comunidade sobre a ação e os efeitos que a radiação ultravioleta pode gerar sobre os organismos vivos. Destaca-se a importância que tal radiação pode gerar dano a pele e aos olhos do público quando é usado sem orientação.
O próximo evento é gratuito e pode ser acompanhado pelo canal do programa de pós-graduação, no qual o Prof. Luciano é orientador (www.youtube.com/c/fambusp). Para ter direito ao certificado de participação é necessário fazer a inscrição pelo formulário que segue (https://forms.gle/G4LJyfXQ1XmAAkgF6 )
O grupo de Fotobiofísica está equipado com um Laboratório de Dosimetria óptica que caracteriza diversas fontes de radiação, como as lâmpadas germicidas utilizadas nos equipamentos para inativar microrganismos.
Este Laboratório tem um importante papel neste momento pois é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento permitindo trabalhar em prol da segurança do operador de equipamentos com lâmpadas germicidas e na garantia da eficiência destes equipamentos na inativação de microrganismos, em destaque para o Sars-covid-19.
Analisando, por exemplo, o equipamento Hand da linha Sterilight, que está equipado com uma lâmpada germicida de 15W é possível determinar a densidade de potência em função da distância do local irradiado e determinar o tempo necessário para inativar o microrganismo. A Figura 1 abaixo mostra este perfil.
Ainda outro fator muito importante é a área de cobertura que os equipamentos como o modelo Hand pode atingir, pois ele é de operação manual e aplicado em diversas regiões como bancadas, produtos de supermercados, mesas de escritório.
Veja o perfil 3D da densidade de potência do modelo Hand na Figura 2 abaixo, avaliado no laboratório de dosimetria óptica do DF/USP garantindo a inativação de microrganismos em frações de segundos.