Nos meses de clima mais ameno, como no outono e inverno, a atividade das moscas se reduz muito, porém, elas ainda estão presentes nos arredores de nossos lares e das empresas de manipulação, comércio e industrialização de alimentos.
Mesmo com a temperatura mais baixa, a reprodução das moscas se mantém, e a oferta de alimento, lixo e sujeiras, é o atrativo para consequente disseminação nos ambientes. O ciclo de presença de moscas pode até diminuir, mas elas continuam em ação e colocando em risco a segurança dos alimentos e a saúde das pessoas.
Em países como o Brasil, o clima varia bastante e os dias pouco mais quentes acarretam em novo crescimento de infestação. Daí aumenta presença das moscas e gera maior possibilidade de contaminação. Esse gradiente alternado de temperaturas, semana a semana, requer das equipes de Qualidade e Segurança dos Alimentos um estado de atenção e monitoramento constante.
Os cuidados de limpeza, retirada de lixos, portas fechadas, lavagens de piso, saneamento e a substituição de placas adesivas das armadilhas precisam ser feitos sempre. E as armadilhas luminosas mantidas ligadas 24 horas por dia!
Apesar da sazonalidade de presença de insetos voadores, o seu monitoramento e controle precisam se manter ao longo do ano todo, especialmente para comparação com o mesmo período em anos anteriores e análise de tendências.
Lembre-se de que para a mosca não existe férias, e os produtos alimentícios são vulneráveis, e produzidos todo dia, toda hora, todo tempo! Como se diz: Sempre Alerta!!!
Conheça a loja completa de armadilhas luminosas.
Prof. Giordano José Carlos
JCG Assessoria em Higiene e Qualidade