PB cria aplicativo para ‘combater’ zika vírus

2 min. leitura
z3 - Pragas e Eventos

A Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) dá suporte à projetos que podem ajudar no desenvolvimento da Paraíba em diversas áreas, além de estimular a economia e estudos científicos entre profissionais.

Em conversa com o Portal MaisPB, o presidente da Fapesq, Cláudio Furtado, comentou sobre alguns projetos apoiados pela Fundação que tem sido destaque. Entre eles, Cláudio citou a criação de um aplicativo para smartphone que auxilia a educação sobre dengue, zika vírus e chikungunya.

O projeto é uma parceria entre a Fapesq e o Reino Unido e é coordenado por Silvana Santos, pesquisadora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Segundo Cláudio, o projeto também é parceiro da Secretaria de Educação do estado, ensinando a comunidade a entender sobre os vírus e a forma correta de combatê-los.

O aplicativo também vai colaborar com a Secretaria de Saúde, ajudando profissionais da área a conhecer mais sobre o tema. “[Vai ser usado] para treinar justamente a questão de atendimento, procedimentos, e tanto será usado na rede de atendimentos em parceria com Secretaria de Saúde como também em parceria com a Secretaria da Educação para promover a educação das pessoas na área”, informou Cláudio

A plataforma está em desenvolvimento, e vai englobar setores da população, promovendo a comunicação e conscientização geral. O uso da tecnologia vai favorecer a interação e acelerar os processos de prevenção e ação de agentes de saúde nos casos.

 

Compartilhar
Leave a comment