Período de chuvas aumenta riscos de proliferação do Aedes aegypti

3 min. leitura
boots 52414 1920 - Pragas e Eventos

A primavera já chegou e, com ela, as temperaturas começam a subir, aumentando também a incidência de chuva. Por isso, é preciso cuidado redobrado para com o mosquito Aedes aegypti. De acordo com o Ministério da Saúde, os ovos do mosquito, que necessitam de água parada para eclodirem, podem sobreviver até 450 dias, mesmo que o local onde foram depositados esteja seco.

O período de hibernação dos ovos é uma forma do mosquito driblar o período de estiagem, quando a disponibilidade de possíveis criadouros cai drasticamente. Com a volta das chuvas, os recipientes também voltam a acumular água, isso ativa os ovos e proporciona o desenvolvimento das larvas.

Por isso, para eliminar de vez os possíveis criadouros do mosquito responsável por transmitir a dengue, o vírus zika e as febres amarela e chikungunya, após a eliminação da água parada é extremamente importante lavar os recipientes com água e sabão.

Eliminando os focos

Confira alguns cuidados básicos, recomendados pelo Ministério da Saúde e necessários no combate ao mosquito Aedes Aegypti:

  • Mantenha a caixa d’água fechada;
  • Faça a limpeza das calhas periodicamente para evitar o acúmulo de água;
  • Coloque areia nos pratinhos das plantas. No caso de plantas como as bromélias, que acumulam água, regue-as com a mistura de um litro d’água para uma colher de sopa de água sanitária;
  • Guarde baldes e garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • Retire a bandeja da geladeira e higienize com água e sabão;
  • Lave o recipiente de água dos seus animais de estimação com bucha, sabão e água corrente, pelo menos, uma vez por semana;
  • Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana. Caso não esteja em uso, cubra com uma lona. Se ela estiver vazia, coloque um quilo de sal na parte mais rasa;
  • Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou mantenha-os em local coberto.

Mesmo seguindo todas as orientações acima, nada garante que seus vizinhos têm a mesma preocupação que você. Por isso, é preciso tomar outro cuidado para prevenir a picada do mosquito: o uso de repelente.

No Brasil, a Universal Chemical é pioneira na formulação dos repelentes com Icaridina, o princípio ativo mais indicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O repelente fullREPEL® é considerado o mais potente e mais seguro repelente de insetos do mercado, com até 10 horas de proteção.

Compartilhar
Leave a comment