Pernambuco confirma o primeiro caso de zika em gestante em 2019

1 min. leitura
5cbfe50a4ef0a6a6e65f51cd122c5358 - Pragas e Eventos
Pernambuco já notificou este ano 138 casos de gestantes com suspeita de arboviroses: zika, chicungunha e dengue Foto: Igo Bione/Divulgação

Cinthya Leite

Pernambuco confirma o primeiro caso do ano de infecção pelo zika na gestação, segundo revela o boletim de arboviroses divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O vírus, também conhecido pelas suas manifestações congênitas (como a microcefalia), foi detectado numa adolescente de 15 anos moradora de Paudalho, Zona da Mata Norte de Pernambuco, às vésperas de dar à luz um bebê saudável, no dia 23 de fevereiro. Segundo o município, ela apresentou sintomas de zika três dias antes do parto. Logo após o nascimento, foram coletadas amostras da mãe. O resultado saiu apenas no dia 24 de abril.

A análise dos exames foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Milton Bezerra Sobral (Lacen–PE). A presença do zika, no organismo da adolescente, foi confirmada pela técnica de RT-PCR, em que é feito o sequenciamento genético do vírus. O município acrescentou que ela e o bebê estão em acompanhamento desde o nascimento e apresentam boas condições de saúde.

Compartilhar
Leave a comment