Uma força-tarefa da Prefeitura de São Leopoldo, formada pela Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) e Guarda Civil Municipal, interditou cautelarmente por tempo indeterminado o Supper Rissul, do bairro São José, na tarde desta quarta-feira (29). Mesmo com o supermercado alegando que todas medidas necessárias foram tomadas após detecção de casos de funcionários do estabelecimento, o Município decidiu fechar temporariamente a unidade.
Segundo a Superintendência de Comunicação da Prefeitura (Scom), a interdição aconteceu porque foram constatados três casos de coronavírus associados ao estabelecimento: dois funcionários e um familiar de um colaborador. Outros seis casos, ainda em análise, também podem estar ligados ao supermercado, conforme a Prefeitura.
De acordo com a Scom, o local permanecerá fechado até que a empresa monte um plano de sanitização realizado por terceirizada e elabore um plano de contingência que defina como a loja voltará a funcionar garantindo a segurança e a saúde de funcionários e clientes.
Durante o ato de interdição, o secretário municipal de Saúde, Ricardo Charão, participou de live nas redes sociais onde explicou que os funcionários do estabelecimento foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar e a Vigilância em Saúde está em contato com todos os colaboradores para identificar a presença de sintomas e agendar testes para Covid-19. “Nos mercados é que se percebe o maior número de pessoas. Amanhã será apresentada uma normativa que endurece as regras de sanitização e circulação nos mercados de São Leopoldo”, disse Charão. O secretário também voltou a orientar a população quanto à importância do isolamento. “Só saia de casa quem precisar. Mantenha o isolamento social, que é a forma mais eficaz de evitar a propagação do coronavírus na comunidade.”]
O que diz o Supper Rissul
Em nota, a empresa divulgou: “A Unidasul, holding que administra o Supper Rissul, informa que adotou todas as medidas sanitárias e de isolamento assim que confirmado que dois colaboradores da loja do bairro São José estão com COVID-19. A empresa foi informada oficialmente sobre o resultado do teste no dia 27 de abril e já no dia 28 promoveu a desinfecção total da loja de forma preventiva e por livre iniciativa, realizada pela empresa terceirizada Verde Vida Saúde Ambiental. A colaboradora já estava afastada desde que seu marido, que não é funcionário da empresa, apresentou sintomas da doença.
Preventivamente, a Unidasul também afastou dois colaboradores que trabalhavam diretamente com a primeira funcionária positivada. Um deles também testou positivo para a doença. O terceiro funcionário está isolado, sem sintomas. A empresa também está medindo a temperatura de todos os colaboradores da referida loja, bem como reforçando as ações de higiene e segurança adotadas desde o início da pandemia. “Todas as ações que implementamos foram de acordo com as orientações da Vigilância Sanitária de São Leopoldo e, inclusive, disponibilizamos a listagem de todos os colaboradores para que o poder público possa monitorá-los”, esclarece José Leandro de Assis, superintendente do Supper Rissul.
A empresa já recebeu as orientações da Vigilância Sanitária Municipal e trabalha para cumprir as determinações para que a loja seja aberta tão logo possível e com todas as garantias de segurança para funcionários e clientes, considerando a condição do estabelecimento como serviço essencial para a sociedade.
A Unidasul ressalta que está reforçando o acompanhamento em todas as lojas do Supper Rissul e Macromix e que, até o momento, não há outros casos identificados. A Unidasul segue acompanhando o estado de saúde dos colaboradores e está à disposição das autoridades para os esclarecimentos.”