Fortalecendo a Logística Reversa de Saneantes Desinfestantes
No período de 23 a 26 de agosto deste ano, durante a EXPOPRAG em Recife, importantes desenvolvimentos ocorreram no setor de controle de vetores e pragas sinantrópicas. Dois Termos de Adesão ao Programa Ambiente Saudável (PAS) foram assinados com a ABRASSAM, a Associação Brasileira das Empresas Especializadas em Saneantes Desinfestantes, fortalecendo o compromisso do setor com a sustentabilidade e a responsabilidade compartilhada.
Objetivos Claros para o Setor
Os Termos de Adesão ao PAS visam atingir diversos objetivos fundamentais para o setor:
- Logística Reversa: Estabelecer metas contínuas de recebimento e destinação de produtos saneantes desinfestantes.
- Responsabilidade Compartilhada: Promover a colaboração entre os elos da cadeia, investindo em um piloto para a coordenação e criação de Centrais de Recebimento.
- Clareza de Conceitos: Harmonizar conceitos, incluindo vetores e pragas sinantrópicas, produtos saneantes desinfestantes e empresas com responsáveis técnicos.
- Institucionalização: Buscar a consolidação do setor no longo prazo.
- Selo Ambiente Saudável: Utilizar o selo EMPRESA/INSTITUIÇÃO AMBIENTE SAUDÁVEL para destacar o compromisso com a sustentabilidade.
Treinamento Online Gratuito
Para obter mais informações sobre o PROGRAMA AMBIENTE SAUDÁVEL (PAS), o selo EMPRESA/INSTITUIÇÃO AMBIENTE SAUDÁVEL e o Termo de Adesão, um treinamento online mensal está disponível sem custos. As inscrições podem ser feitas em PAS.org.br.
As Empresas que Assinaram o Termo de Adesão
Na foto, à esquerda, a ADERN, representando empresas especializadas do estado do Rio Grande do Norte, demonstrou seu compromisso em fortalecer sua atuação no estado e incentivar a criação de Centrais de Recebimento. À direita, a MULTIAVE, distribuidora de saneantes desinfestantes sediada em Recife e atuante em vários estados do Nordeste, comprometeu-se a apoiar a criação de Centrais de Recebimento nas áreas em que opera.
Responsabilidade Compartilhada em Ação
O sucesso do programa depende da responsabilidade compartilhada entre os elos da cadeia de valor. O Termo de Adesão autoriza o uso do selo nos materiais de comunicação, promovendo as marcas associadas à marca EMPRESA/INSTITUIÇÃO AMBIENTE SAUDÁVEL. O PAS acredita que esse selo pode aprimorar a imagem institucional da atividade de controle de vetores e pragas sinantrópicas e das empresas/instituições envolvidas.
Cores do PAS
Uma curiosidade interessante é que as cores do PAS representam os tipos de resíduos gerados pelo setor de controle de vetores e pragas sinantrópicas. A cor do PAS é uma mistura de vermelho (plástico), azul (papelão) e amarelo (metal), refletindo as proporções em que esses resíduos foram gerados no ano da criação dos materiais de comunicação do PAS (55% plástico, 43% papelão e 2% metal).
Este compromisso com a responsabilidade ambiental e a sustentabilidade é um passo significativo para o setor de controle de vetores e pragas sinantrópicas, demonstrando sua dedicação em lidar de forma eficaz e ambientalmente responsável com os resíduos gerados por seus produtos.
Para obter mais informações sobre o PAS e seu compromisso com um Ambiente Saudável, visite PAS.org.br.