Um rato mordeu paciente de 28 anos, que estava recebendo atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) na noite desta quarta (13). Sofrendo com dores abdominais, de repente sentiu uma fisgada no dedo. Era a mordida do animal.
A presença do rato causou tumulto. Outros pacientes que estavam também recebendo atendimento ou aguardando médico conseguiram cercá-lo e matá-lo. O caso repercutiu na cidade.
Lenon Alves da Silva é o nome do paciente. Ele é pedreiro e se sentiu mal, procurando a UPA. A princípio correu a informação de que estava com apendicite porém isso foi descartado.
Na hora que foi mordido, estava tomando medicamentos para amenizar as dores. Depois da mordida, continuou na unidade para ser acompanhado.
Rato também é transmissor de leptospirose, doença de alto potencial ofensivo, pondendo ser inclusive letal.
Outro lado
A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis emitiu nota no final da manhã desta quinta (14) informando que o paciente foi encaminhado para avaliação física e clínica. “O médico constatou uma lesão superficial no dedo do paciente, porém não há como especificar se a lesão foi causada pela mordida do rato”, diz trecho da nota.
A direção da UPA informa ainda que o paciente passa bem e que recebeu alta hospitalar esta manhã e lamenta o ocorrido. Diz ainda que faz dedetizações constantes no local, bem como mantém iscas para ratos o ano todo.