Joinville lidera o número de casos no estado
O Estado de Santa Catarina está enfrentando uma situação preocupante com os casos de dengue, com mais de 80 mil casos confirmados e 77 mortes registradas até o momento. Desde o início do ano, 148 municípios catarinenses foram considerados infestados pelo mosquito transmissor da doença. Além dos óbitos já registrados, outras 10 mortes estão sendo investigadas.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Santa Catarina conta com mais de 48 mil focos da dengue. A bióloga da DIVE/SC, Tharine Dal-Cim, ressalta que esse número é alarmante para uma doença que é evitável. “Esses números nos alertam, pois essa é uma doença que podemos prevenir e o tratamento não é tão complexo”, explica.
Joinville é a cidade com o maior número de casos no estado, totalizando 22 mil casos confirmados e 29 mortes registradas. Florianópolis ocupa o segundo lugar nesse ranking, com mais de 14 mil casos confirmados e 11 mortes.
A DIVE orienta a população a ficar atenta à presença de água parada e, em caso de sintomas como febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo e fraqueza, buscar atendimento médico para evitar o agravamento da doença. A conscientização e a adoção de medidas de prevenção são essenciais para combater a propagação da dengue e proteger a saúde da população catarinense.