Startup Paulista Utiliza Drones para Lançar Mosquitos Estéreis e Combater a Dengue

3 min. leitura
photo - Pragas e Eventos
Solução desenvolvida por empresa apoiada pelo PIPE-FAPESP está em processo de validação pela Agência Internacional de Energia Atômica, da ONU (imagem: divulgação/Birdview)

Tecnologia desenvolvida pela Birdview, em parceria com a Embrapa e apoio da FAPESP, mostra eficácia no controle do Aedes aegypti.

Inovação no Combate à Dengue:

A startup paulista Birdview, em parceria com a Embrapa e apoio da FAPESP, desenvolveu uma tecnologia que utiliza drones para lançar mosquitos estéreis como forma inovadora de combater o Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue. Inicialmente aplicada em controle biológico agrícola, a solução mostra promissoras possibilidades no ambiente urbano.

Validação pela AIEA:

A tecnologia, em processo de validação pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), utiliza um método de esterilização de mosquitos por irradiação desenvolvido pela ONU. Testes preliminares, realizados em parceria com a AIEA, apresentaram resultados animadores.

Como Funciona:

O sistema utiliza drones equipados com um sistema modular de liberação e embalagem, que solta controladamente insetos adultos em áreas demarcadas. Nos ambientes urbanos, os drones podem soltar machos estéreis de Aedes aegypti para acasalar com fêmeas selvagens. Com a impossibilidade de gerar descendentes, a população de insetos diminui ao longo do tempo, contribuindo para o controle eficaz.

Eficiência Comprovada:

Comparado ao método terrestre tradicional, o lançamento por drones mostra-se mais eficiente. Um pequeno drone pode soltar 17 mil insetos por voo, cobrindo 100 mil metros quadrados em 10 minutos. Essa abordagem permite uma redução significativa da população de mosquitos em até três a quatro semanas, em comparação aos três a quatro meses necessários pelo método terrestre.

Aplicações Diversificadas:

A versatilidade da tecnologia vai além do combate ao Aedes aegypti. Além disso, os drones podem ser utilizados para lançar sementes visando a restauração de florestas e apoiar programas que envolvam mosquitos com Wolbachia, contribuindo para a expansão dessas práticas no Brasil.

Reconhecimento e Apoio:

A Birdview participou do PIPE Empreendedor, um programa que visa a aproximação da universidade com o mercado. A eficácia da tecnologia e a modelagem atrativa para o mercado mostram o potencial dessa inovação não apenas na área de saúde, mas também em outras aplicações ambientais.

Impacto Social e Econômico:

A tecnologia dos drones não apenas oferece uma solução eficiente para o controle de mosquitos transmissores de doenças, mas também destaca seu potencial de impacto positivo na sociedade, gerando trabalho, renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.

Compartilhar