Uma padaria da Zona Leste de Sorocaba foi interditada pela Vigilância Sanitária Municipal na terça-feira (28), por falta de condições mínimas de higiene e risco à saúde pública.
Localizada na Vila Hortência, a Padaria Dalva é uma das mais antigas da região. Entre as irregularidades encontradas estavam acúmulo de sujeira na área de manipulação dos alimentos, equipamentos deteriorados utilizados na manipulação dos alimentos, falta de manutenção em diversas áreas do prédio, como paredes e teto com falta de revestimentos e infiltrações, lavatórios para higienização das mãos sem sabonete líquido e papel toalha, baratas mortas e vivas, alimentos guardados sem identificação e proteção em freezers e câmara fria, entre outros problemas.
De acordo com a prefeitura, a padaria já havia sido notificada sobre as medidas necessárias para adequação às normas sanitárias.
No local foi constatado que não foi feito o que havia sido estipulado, na última vistoria realizada foram encontrados mais problemas de higiene e significativa piora na qualidade dos serviços prestados.
Em nota enviada nesta quinta-feira (30), a padaria reconhece que, com a redução do quadro de funcionários, algumas medidas exigidas em visitas anteriores não foram atendidas prontamente. “A administração pretende, após a interdição, dar continuidade às melhorias e exigências do órgão, mantendo a tradição da qualidade no atendimento e produtos disponibilizados aos consumidores”, diz a nota.
Em relação aos insetos achados vivos e mortos, o estabelecimento também informa que a dedetização do local não deixou de ser feita, seguindo as normas da Visa. Inclusive possui um documento comprovando que a mesma foi feita recentemente e, devido a isto, insetos foram encontrados durante a inspeção.
O estabelecimento permanecerá fechado até que todas as irregularidades sejam sanadas e somente poderá funcionar assim que possuir nova licença de funcionamento expedida pela Vigilância Sanitária.