Nesta segunda-feira (29), um vídeo que circula nas redes sociais mostra a presença de ratos no pátio do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Unidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), localizado no bairro do Trapiche da Barra, na parte baixa de Maceió.
No vídeo, um suposto funcionário da unidade de saúde relata que a situação no hospital está séria e mostra o momento exato em que um rato percorre as instalações do local.
A reportagem do Cada Minuto entrou em contato com a assessoria de Comunicação do HEHA, que informou que, segundo a gerência de administração, as dedetizações [no local] estão sendo realizadas periodicamente e que o último um reforço interno foi realizado no mês de setembro.
Questionada sobre o vídeo, a assessoria informou que os roedores, presentes no local do vídeo, podem ter entrado no pátio através do portão que faz a divisão com a rua, onde ficam localizadas as seções de torpedos de oxigênio.
“A gente tem um processo com um pedido de dedetização em aberto. Como nós somos uma unidade assistencial, a gente tem que propor todos os processos necessários para a Uncisal”, explicou a assessoria.
A assessoria ainda informou que o processo de uma nova dedetização está em análise na Coordenadoria Jurídica da Uncisal (COJUR) desde o dia 23 de outubro e que já foi licitado. Além disso, nesta terça-feira (30), a gerência de administração hospitalar vai estudar medidas que possam ser feitas para evitar a entrada dos roedores da rua para a área interna do hospital.
Confira abaixo a nota na íntegra:
O Hospital Escola Dr. Helvio Auto, unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), informa que realiza dedetizações regulares em suas áreas internas e externas e que o último procedimento de reforço de dedetização foi realizado no mês de setembro.
Quanto ao vídeo em questão, foi gravado em uma das áreas externas do hospital, próximo aos torpedos de oxigênio, que por sua vez, ficam muito próximo à rua, separados apenas por um portão, o que pode ter facilitado a entrada do roedor.
Ainda em setembro, outros procedimentos, como fechamento de todas caixas de esgoto que davam para as áreas internas do hospital e drenagem de caixas de gordura foram realizados.
Existe um processo em tramitação na Uncisal, para garantir o processo de dedetização para o próximo ano. Sob o número 18480.2016, se encontra em análise na Coordenadoria Jurídica da Uncisal, onde já foi licitado e deve em breve ser contratado e empenhado.
A Gerência Hospitalar do Hospital Helvio Auto fará uma nova dedetização no próximo mês de novembro e tomará providências para dificultar a entrada de insetos e roedores no hospital.
A instituição lamenta o ocorrido, ao mesmo tempo que reafirma que vem cumprindo com todos os procedimentos normais de higienização e controle de pragas e roedores.
Veja o vídeo:
*Estagiária sob supervisão da editoria