Um vídeo feito por moradores de Ilhéus, no sul da Bahia, flagrou um rato dentro de um boxe, que vendia carnes, no Centro de Abastecimento do Malhado. Conforme a prefeitura do município, o estabelecimento foi interditado após denúncias.
As imagens gravadas mostram o animal dentro do recipiente onde ficam os alimentos. Segundo a prefeitura, na tarde de terça-feira (6) após tomar conhecimento do vídeo, equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e do Procon tentaram fazer uma fiscalização no local, mas o espaço estava fechado.
De acordo com a prefeitura, as equipes voltaram ao Centro de Abastecimento na manhã de quarta (7), com o apoio da Polícia Militar e fiscais da Secretaria de Mobilidade e Ordem Pública. Eles encontraram o boxe aberto, porém, sem produtos para comercialização.
“Conversamos com o proprietário sobre a limpeza e adequação do boxe, mas em razão de terem sido constatadas condições sanitárias insalubres, interditamos o ponto”, explicou a enfermeira e coordenadora da Vigilância Sanitária da Sesau, Daiana Bonfim Pinheiro.
A Sesau informou que a ação sanitária realizou verificação, instrução e autuação de estabelecimentos para readequação, inclusive com descarte de alimentos inseguros para consumo.
A Vigilância Sanitária informou que vai intensificar os trabalhos na Central de Abastecimento do Malhado em conjunto com a administração do equipamento e secretarias municipais.