A empresa Soluções Serviços Terceirizados Eirelli, que fornece refeições para presídios do Rio e escolas municipais de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, teve uma infestação de ratos na semana passada. Segundo a empresa, o evento foi “pontual” e a infestação não ocorreu na área de produção.
Os vídeos e fotos foram registrados por funcionários no dia 19 de junho. Nas imagens, os trabalhadores aparecem matando os animais com pedaços de pau e rodos. Eles também circulam por outros locais do galpão, localizado na Avenida Brasil, na altura de Realengo, na Zona Oeste, mostrando o número de roedores já mortos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/o/H/O1LAd2SnKOA8dv17UHMw/whatsapp-image-2019-06-28-at-12.14.06-1-.jpeg)
Outras fotos mostram filhotes de rato aninhados em cima de um pacote de macarrão, e também um animal depois de ser varrido para dentro de uma pá. A imagem revela ainda o tamanho do animal, em comparação com o utensílio de limpeza.
A empresa Soluções Serviços Terceirizados Eirelli foi criada em 29 de junho de 2017 e em sua descrição de atividade consta o “fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/L/W/b1VLOnRsWuLXkCQUPkcg/whatsapp-image-2019-06-28-at-12.14.06.jpeg)
Entre as unidades da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) que recebem alimentos da empresa, estão os presídios José Frederico Marques, Ary Franco, em Água Santa; e Evaristo de Moraes. Na primeira unidade, que fica em Benfica, o ex-governador Sérgio Cabral chegou a ficar presos alguns meses.
O G1 entrou em contato com a secretaria de Administração Penitenciária, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Respostas
Em nota, a Soluções Serviços Terceirizados Eireli, com sede em São Paulo, afirmou que alimentos eventualmente contaminados “foram descartados”. A empresa ressaltou ainda que, nos últimos 90 dias foram realizadas seis operações para erradicação de pragas.
A empresa ainda apresentou diversos certificados de execução da operações para erradicação de pragas. Em um dos certificados, do dia 19 de junho, exatamente o dia em que foram registradas as imagens dos ratos na empresa, lê-se:
“Não foi verificada a presença de pragas e vetores na unidade”.
De acordo com a Prefeitura de Nova Iguaçu, a empresa Soluções é fornecedora de produtos alimentícios para as escolas em embalagens fechadas. A produção da merenda é feita nas cozinhas das escolas, por merendeiras da própria rede municipal e com acompanhamento de nutricionista.
O município de Nova Iguaçu afirmou ainda que, até o momento, não houve qualquer denúncia de irregularidades na empresa. Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Educação enviará uma equipe até o local para fiscalizar a situação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/4/s/bJAApJRfyWTmBkAK9MtA/whatsapp-image-2019-06-28-at-12.14.06-2-.jpeg)
Publicidade

Antivectorial 2019 – Conteúdo EXCLUSIVO em VÍDEO com tradução simultânea para acesso na modalidade de Ensino à Distância.
Estamos disponibilizando na modalidade EAD a íntegra do Antivectorial – Congresso Internacional de novas tecnologias para a Saúde Pública, que aconteceu em Foz do Iguaçu/PR.
Não PERCA esta OPORTUNIDADE ÚNICA de se atualizar e ampliar os conhecimentos no Controle de Vetores, conhecer melhor o Controle de Mosquitos transmissores de doenças e Programas bem-sucedidos no Brasil e experiências de outros Países. Os materiais contam com apresentações de slides, palestras em vídeo na íntegra, palestras internacionais além de muito debate com interação do público presente no evento.