Eventos pandêmicos, como este que estamos vivendo ou como aconteceu no passado com a pandemia da gripe espanhola (entre 1918 a 1920 e matou cerca de 50 milhões de pessoas) tem um grau de participação determinante em avanços obtidos na área da ciência e também nas mudanças de hábitos das pessoas.
A pandemia da gripe espanhola nos trouxe muito a aprender sobre higiene e saúde sanitária e agora, com a pandemia do novo Coronavírus, estamos intensificando esses hábitos e ampliando o conhecimento das pessoas para as questões relacionadas a sobrevivência de vírus e bactérias em nosso ambiente, bem como o impacto dos mesmos em nossa saúde. Todos os eventos resultantes desta época marcante nos direcionam a buscar soluções para que hoje, num mundo que está desperto e atento ao surgimento de novas possíveis contaminações, possamos sempre encontrar um meio de sobreviver.
O surgimento das vacinas e imunizantes não descartam e nem se sobrepõem aos cuidados que, a partir de agora, adotaremos para o resto de nossas vidas. Todo e qualquer local que receba fluxo de pessoas precisa estar preparado para não só tranquilizar, mas também garantir, que seu usuário esteja em segurança e livre de contaminações.
É neste cenário que estão surgindo equipamentos de ponta e também procedimentos rigorosos que garantam a desinfecção de ambientes, afinal, o fato de a transmissão viral ou bacteriana ocorrer principalmente pelo ar e pelas superfícies, movimentou a indústria que produz equipamentos de esterilização, principalmente aqueles com luz UV-C (lâmpada germicida) que possuem uma aplicação mais ampla e com inúmeras pesquisas de eficácia comprovadas.
Nem todos os locais que precisam estar livres de vírus e bactérias podem ser higienizados com produtos líquidos, e nestes casos desinfecções por luz UV-C acabam oferecendo essa praticidade. Modelos mais tecnológicos e seguros permitem inclusive o uso continuo, sem interromper o fluxo de pessoas. Um bom exemplo são os equipamentos com luz UV-C que esterilizam o ar.
Alguns aparelhos disponíveis no mercado funcionam com exaustores que forçam a passagem do ar por uma câmara interna onde lâmpadas UV-C fazem o trabalho de desinfecção de forma segura, pois a radiação é restrita ao interior do produto, fora do alcance de visão ou contato com o usuário.
Esses equipamentos podem ser instalados em locais como veículos, elevadores, salas, consultórios, lojas, etc.; proporcionando um ar puro e seguro, reduzindo drasticamente as chances desse tipo de contaminação acontecer.
Muitos produtos estão no mercado, mas poucos são produzidos no Brasil e oferecem toda a segurança e informação que o usuário necessita. A Pestline, empresa brasileira especializada em produtos e equipamentos para os controladores de pragas, possui, por exemplo, o STERILIGHT AERO SLIM, que foi projetado para ser instalado em diversos locais onde há fluxo de pessoas.
Escrito por: Eng.º Roniel Jones Prudente
Diretor de Projetos da Pestline Ind. e Com. Ltda.
Bariri, 11 de dezembro de 2020