Pesquisador da Fiocruz faz levantamento sobre casos de picadas de escorpião em São Francisco de Itabapoana, no RJ

3 min. leitura
escorpiao sfitv - Pragas e Eventos

O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Cláudio Maurício Vieira de Souza está com um projeto em andamento que apresenta o levantamento de diversos casos de ataques de escorpiões em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. Segundo a Prefeitura, foram registrados na cidade 29 casos de picada de escorpião em 2017.

Ainda de acordo com a Prefeitura, os dados podem ajudar o Hospital Manoel Carola a ser credenciado a disponibilizar o soro antiescorpiônico às vítimas de picadas dos aracnídeos. Atualmente, as vítimas de picadas de escorpião que precisam do soro são levadas para o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos dos Goytacazes.

Segundo o pesquisador, cinco pessoas morreram por picadas de escorpião em São Francisco entre 2011 e 2015. Com essas informações em mãos, o pesquisador foi a campo para dialogar e interagir com as famílias das vítimas. O pesquisador deu outros detalhes do projeto.

“Antes de vir aqui o projeto passou pelo Comitê de Ética. Agora preciso mapear as famílias porque é importante escutar. Além de ganho acadêmico, vamos fazer análise técnica, já que o escorpião é um bicho endêmico desta área. Destaco que o soro é gratuito e o Brasil produz um dos melhores soros do mundo. Em todo o estado temos nove espécies diferentes de escorpião, sendo o de cor amarela, o pior entre eles”, explicou.

Segundo o secretário de Saúde, Sebastião Campista, os dados recolhidos pelo pesquisador são importantes para a cidade. “Essas informações coletadas pelo Maurício irão dar respaldo ao projeto dele e também nos ajudar, pois precisamos desses dados para sensibilizar as instâncias superiores e conseguir disponibilizar no Hospital Manoel Carola o soro antiescorpiônico para as vítimas de picadas”, detalhou.

O pesquisador já foi às localidades de Batelão, Máquina e Amontado para fazer o mapeamento das famílias vítimas de incidentes com escorpiões.

Casos em 2016

Um menino de dois anos morreu no dia 28 de março de 2016 após ser picado por um escorpião em São Francisco. Em abril do mesmo ano, um bebê de 11 meses também foi picado.

Compartilhar
Leave a comment