QUALIDADE COM ‘Q’ MAIÚSCULO: Sempre MAIS ! Não menos

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Foto: Reprodução Internet

VALOR CERTO DO ALIMENTO BEM-FEITO – EM QUALQUER LUGAR E TEMPO.

Como seria bom não precisar reclamar a respeito de um alimento, bem ou serviço que não esta em conformidade com a qualidade inicialmente desejada e compromissada.

É decepcionante receber hoje em dia no ’correio’ algo e ter que reclamar para completar o pedido, ainda que somente detalhes que não foram claros, ou suprimidos. Triste comprar uma roupa tão desejada e, na hora da satisfação em casa de vestir, percebe-se que tem costura torta. Pior: na volta para troca, descobre-se que era a última peça daquela cor ou tamanho, numa autêntica Lei de Murphy! Ou com a família num fastfood, se descobre na nossa terceira mordida, a ‘panturrilha espinhosa’ de barata!

Nessas situações não existe ação corretiva que apague da nossa mente sensação de frustração. Expectativa de uma satisfação pessoal que se esboçou, e num instante, acaba demovida.

Intrigante é que embora com conceitos de Qualidade tão em alta, o paradoxo é que não conseguimos erradicar esse ‘vírus do mal feito’! Algo em teoria simples de executar, mas na prática, se mostra adulterado pela cultura do… mais ou menos. A hoje chamada síndrome do algoritmo em tempos de metaverso!

É O… MAIS OU MENOS CERTO, MAIS OU MENOS SEGURO, MAIS OU MENOS LIMPO, MAIS OU MENOS ÉTICO… TANTOS EXEMPLOS – MUITOS POLÍTICOS – A TODO DIA.

A maior parte das pessoas pensa muito na quantidade ‘midiática’ e pouco, na qualidade real de seu trabalho. Tentam fazer demasiado e acabam por fazer… malfeito. Parece difícil compreender que educação, melhoria geral e estímulo à formação de uma pessoa íntegra – são superiores ao valor que se obtém do trabalho corrompido ou inábil. A soma de food service ‘meio feito’ ou ‘feito ao meio’, resultam a um ‘mínimo feito’. No ‘mais’ com ‘menos’: o resultado final da equação é menos… Um trabalho CIP inferior ao esperado!

A FORÇA QUE TEMOS – E NÃO EXERCEMOS

A verdade é que a Qualidade que damos ao nosso trabalho tem reflexos diretos sobre todos os aspectos de nossa vida e tende a reger nossa conduta nesse nível equivalente. O ‘todo’ de uma pessoa acaba assumindo as características com que essa pessoa trabalha! Hábitos de precisão e correção fortificam a mentalidade e melhora o caráter geral. Os desafios Food Safety são desgastantes, em vencer falhas do dia pós dia, conquistando o padrão higiênico e gastronômico. Entendendo e superando as infestações!

No inverso: o agir desarticulado / descuidado degenera a mentalidade e fragiliza os processos mentais, rebaixando o nível de vida como um todo. É a síndrome dos problemas que somatizam. A quantidade prevalente de recalls atesta. Os ‘causos’ em restaurantes e divulgados nas mídias assusta.  

Cada serviço / alimento malfeito (o tal.. ‘feito pela metade’) que sai das mãos, deixa um rastro de desmoralização. Autografe seu projeto 5S / GMP / HACCP / FSMA / FSSC / GFSI com excelência!

O ‘fazer coisas incompletas ou fazê-las sem a atenção necessária’ é um processo gradual e sutil, não tão facilmente perceptível. No ‘Sem confiança’ não existe possibilidade de atingir a ‘credibilidade’.  Com o tempo, passa a alterar, denegrir a atitude mental do indivíduo, levando-o a distorcer bons propósitos que tem na vida, mesmo quando imagina estar dando o bom de si – para levar adiante tais propósitos de saneamento.

O modelo humano é constituído de tal forma, que, ao suceder algo de errado em uma parte, o restante da estrutura fica igualmente afetado. Há sim relação entre a Qualidade do trabalho – e a Qualidade do caráter da pessoa que o executa. Da cultura, da índole em Segurança do Alimento que tanto hoje se alardeia.

Fomos criados “a priori”, para sermos honestos. A Verdade num alimento íntegro e seguro deveria ser nossa expressão normal e qualquer desvio nela nos mancharia o caráter. Honestidade significa integridade. Não é só a capacidade de inspirar confiança no que fácil dizemos, mas também precisão e verdade no que contínuo fazemos de controle. Qualidade e Segurança do Alimento significa Confiança na Totalidade: significa verdade em todos os sentidos: na Palavra e no Ato.  

QUALIDADE E O ESPELHO DA VERDADE, DAS  INVERDADES E FALÁCIAS

Passaremos a gostar mais de nós mesmos quando recebermos o apoio cristalino da consciência. Valerá mais do que qualquer remuneração que possamos ter através de um trabalho contaminado, apressado. Busquemos trazer a chama da satisfação e o enaltecimento, advindos de algo realizado com o espírito de excelência: Buscar Fazer 100 % Certo. É a máxima que se espera, nesse sacerdócio de alimento e vida.

Muitos não tem ciência que se pode sim realizar mentiras ao invés de dizê-las, sendo, o primeiro caso pior do que o segundo. Se não mentiras, inverdades? Não esperemos as CPI’s ou ‘peritagens’ para só aí emergir a verdade. A falha no fast food é real e procedente no suco a ‘panturrilha de queratina’ da Blatella? Ou verídica adulteração no ‘laudo de auditoria’ e certificação comprada? Seja de adulterações – ou ‘piezômetros’ de barragem que rompe, ou mesmo ‘quentinhas’ com ‘chumbinho’ a pessoal de rua!

Não existe melhor propaganda que a boa e idônea “reputação”. Maiores fabricantes do mundo veem sua credibilidade / história como mais precioso bem, e atuam árduo para não permitir que seu nome apareça num alimento ou serviço imperfeito. Para sempre a auditoria da ‘Price’ – será lembrada pelo ocaso do Oscar 2017, ou a Boeing – pelo algoritmo fatídico dos 737 MAX 8 ou o Brasil pela total inépcia na Pandemia.

Ao término de um trabalho CIP, devemos ser capazes de dizer a nós mesmos: “Aí está! Fui capaz de me empenhar por esta obra. Foi feita na minha melhor maneira, com cuidado até o fim. Dou minha palavra de honra”. Posso deitar a cabeça no travesseiro sem receio de pesadelos! Sem medo de contaminação!

Amigo, não se satisfaça com o “apenasmenterazoavel”, o “+ – bonzinho”, ou o “razoavelmente bom”. Não aceite nada menos do que seu melhor. Imprima suas ações com tal Qualidade que qualquer pessoa que se depare como o que você faz, verá espelhado ali o seu caráter e a sua marca registrada de competência. Sua imagem está em jogo em qualquer atividade: a marca pessoal é o seu ‘capital humano’. Não deixe se permitir que aula ‘remendada’, mentoria apressada, procrastinada, ‘contaminada’, live vulgar ou coisa de qualidade inferior e com pontos críticos rsrs – saia de suas mãos! O pós Pandemia é novo tempo!  

Cada parte do esforço deve ter sua chancela de excelência impressa; você deve considerar cada tarefa que passa pelas suas mãos como algo que não precisará ter retoques! Pense, repense, e re.repense.

É exatamente a pequena diferença entre o bom e o melhor que existe entre o artista e o artesão. São pequenos detalhes, a partir do ponto em que um homem médio teria deixado o trabalho, que fazem a fama de um verdadeiro e tenaz mestre, com sua calma e método, de forma justa e ao máximo possível perfeita.

VALOR GRANDE NAS COISAS PEQUENAS – A PARCERIA CLIENTE E PRESTADOR

Aquele elemento distinto que detecta a oportunidade que se esconde por trás de pequenos serviços, que consegue identificar a chance numa situação comum, é o que deve progredir nesse mundo hoje de valores inversos. O diferencial é fazer as coisas pouco melhor do que fazem aqueles ao seu redor. Ser mais assertivo, preciso, observador. É ter criatividade em encontrar maneiras novas de fazer coisas tradicionais: é ser mais proativo do que outros ao redor. E tentar disseminar – isso numa coalizão pródiga em espiral.

Se há em sua natureza caro amigo higienista, um lado que exige o melhor e não aceita nada menos que isto… Se você insiste em manter um eficaz padrão no GMP e Controle Integrado de Pragas, em tudo que faz… Então Parabéns! Irá se distinguir no seu campo, com determinação de seguir e alcançar seus ideais sem omissões. Meça com atenção as ‘certezas de evidências objetivas’. Sem fatos e dados – não há controle do que se fez! 

A Leis, Normas, Resoluções e Manuais de Boas Práticas, tem por objetivo proteger os consumidores sobre qualquer tentação que tenham os Contratantes x Contratados venham a ter na hoje de elaborar um Programa continuo e eficaz de Controle Integrado de Pragas, estipulando através a RDC 622/2022 da ANVISA que o “Controle de vetores e pragas urbanas: conjunto de ações preventivas e corretivas de monitoramento ou aplicação, ou ambos, com periodicidade minimamente mensal, visando impedir de modo integrado que vetores e pragas urbanas se instalem ou reproduzam no ambiente”, sendo que a definição de ações mais intensas devem ser feitas a partir da avaliação minuciosa dos ambientes.

Parcerias que realizam trabalhos de mérito tiveram experiência de como fazer as coisas apropriadamente. Não se contentaram com ‘gambiarras’ ou mediocridades. Não se acomodaram em fazer do modo que a maioria faz, mas sim um ‘pouco melhor’. Elevaram o que lhes caiu às mãos a um patamar mais ascendente. É esse “pouco mais alto e a frente” que conta na Qualidade do trabalho que se realiza na vida. É o esforço constante de buscar ser Primeira Classe em tudo que se tenta, que nos permite conquistar certeza de um alimento ‘padrão prime’ de serviço íntegro: WCM – Word Class Manufacturing.

VERDADE E A EXCELÊNCIA DO BEM FEITO

Meticulosidade é característica de todos com sucesso! O problema com algumas pessoas é que pensam que se dedicar um serviço mais barato e pela metade ainda conseguem ter produtos de primeira classe.

O Pensador John Ruskin a mais de 130 anos disse: Dificilmente existirá alguma coisa nesse mundo que alguém não possa fazer um pouco pior e vender um pouco mais barato, e as pessoas que considerem somente preço são as merecidas vítimas”

Grandes realizações tem a característica do cuidado até o ultimo detalhe. Ninguém pode conseguir realizar muito se não tem Qualidade inicial, num esmero gradativo e precisão cada vez melhorada, fixados de forma indelével nos hábitos. Este texto, foi há muitos anos republicado na rev. Controle de Contaminação e agregado de situações pós pandemia nesse mundo 5 e 6G cada vez mais tecnológico – menos humanizado.

O planeta – antes de ferver – tem muito trabalho por refazer – riscos e severidades que carecem de persistência, num refinado aprender, numa educação e diálogo coerente para torná-los úteis às sociedades. Transforma caro amigo CIP, em regra de vida dar o máximo àquilo que lhe passa pelas mãos. Imprima-lhe o selo de pessoa 100%.  Um selo *Q* de produto / serviço seguro! Sem procrastinação, ou enrolação.

O MELHOR! – COMO SUFICIENTEMENTE BOM!

Como melhoraria nossa ‘Cultura da Qualidade’, se todos a adotassem e usassem; não importa o que se faça, só o Melhor seria considerado bom, seria o suficiente para satisfazer! O valor das pequenas coisas está em evoluir e compartilhar olho no olho com verdade e paixão, para grandes valores. Trabalho e União.

Adote o lema como seu também. Pendure-o no home office, no escritório e local de negócios; insira-o no celular, ‘copie e cole’ no seu coração, agregue-o a tudo que você faz e seu resultado na vida será como deveria ser para todos:

Uma sua, obra-prima.
Pensem nisso.

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José Carlos Giordano

JCG Assessoria em Higiene e Qualidade

 [email protected]

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