Ratos Destroem Mais de 30% dos Milharais em Mato Grosso

4 min. leitura
Foto Pedro Silvestre Canal Rural MT
Foto Pedro Silvestre Canal Rural MT

Praga Noturna Devasta Lavouras de Milho na Região

A presença alarmante de ratos nas lavouras de milho em Mato Grosso está gerando grandes preocupações entre os produtores locais. Em Nova Mutum, região médio-norte, uma propriedade enfrenta perdas significativas, atingindo aproximadamente 30% do milharal, devido à presença desses roedores.

Invasão Devastadora em Nova Mutum

Na propriedade de Renan Leal Favretto, dos quatro mil hectares cultivados com milho nesta segunda safra, 350 hectares foram invadidos pelos ratos, resultando em perdas expressivas. Mesmo com medidas de manejo, o ataque inesperado causou danos em vários estandes da plantação.

Isso é um negócio novo. Nunca imaginamos um negócio desse. Não dá para saber onde eles estão. Tem várias tocas. Eu andei jogando água nos buracos. Tem uns que saem ratos, tem buraco que não. Então, eles ficam em vários lugares

comenta Renan Leal Favretto.
Foto Pedro Silvestre Canal Rural MT 2 - Pragas e Eventos
Foto Pedro Silvestre Canal Rural MT

Rato: Praga de Rápida Disseminação

A presença dos ratos já havia sido observada em lavouras de soja na temporada 2023/24, mas o ataque se intensificou no milho. O consultor Cledson Guimarães Dias Pereira destaca a rápida disseminação da praga, atribuindo-a à irregularidade das chuvas no atual ano-safra.

As casinhas deles estão secas. Então, isso não abalou eles. Não tiveram que sair daqui e ir para outros lugares para fazer casa. E, eu acredito que é por isso que esse ano estamos vendo muito ataque em lavouras. O rato tem na biologia dele uma praga que dissemina muito rápido.

afirma o consultor Cledson

Impacto nos Lucros: Menos Estande, Mais Prejuízo

Segundo o engenheiro agrônomo Naildo Lopes, áreas com estandes reduzidos entre 30% e 50% estão sendo observadas, agravando os prejuízos dos produtores em um ano-safra de preços em declínio e custos de produção elevados.

Uma redução de estande já é prejuízo ao produtor e com certeza os danos causados não vão propiciar uma produção suficiente para cobrir o custo de produção,

afirma Naildo Lopes.
Foto Pedro Silvestre Canal Rural MT 3 - Pragas e Eventos
Foto Pedro Silvestre Canal Rural MT

Sobras de Colheita Atraem os Ratos

As sobras de colheita, especialmente do milho, são consideradas os principais atrativos para a proliferação dos ratos no campo. A recomendação técnica é um manejo de limpeza rigoroso após cada safra, visando reduzir a população desses roedores nas lavouras.

Essa é a principal medida fitossanitária que a gente precisa tomar, para evitar que esse problema cresça. Colhendo bem o milho, evitando que essas espigas fiquem no solo, não vai ter o atrativo para o rato, e com isso esse problema vai ser reduzido,

observa Adeney de Freitas Bueno, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Soja.

O engenheiro agrônomo salienta que não há uma solução imediata para a praga, sendo necessária uma abordagem de médio e longo prazo com o uso de tecnologias e estratégias para reduzir a população de ratos, cuja tendência é aumentar.

Compartilhar