Vigilância capturou 18 mil escorpiões durante o ano passado

3 min. leitura
Animal é alvo frequente de queixas em Americana – Foto: Arquivo / O Liberal
Animal é alvo frequente de queixas em Americana – Foto: Arquivo / O Liberal

Em todo o ano de 2020, o PVCE (Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos e Escorpiões) da Prefeitura de Americana capturou cerca de 18 mil escorpiões na cidade.

A quantidade é grande, mas ainda assim é 10% menor que o recorde alcançado em 2019, quando cerca de 20 mil desses aracnídeos foram capturados.

O número de acidentes envolvendo escorpiões também diminuiu na cidade. Enquanto em 2019 foram registradas 427 ocorrências do tipo, no ano passado o número foi 13% menor: foram 370 acidentes, sendo que nenhum deles resultou em morte.

Uma infestação de escorpiões no condomínio Residencial Jardim dos Lírios, noticiada pelo LIBERAL no final do ano passado, é um exemplo de como esses aracnídeos podem causar problemas.

Segundo moradores, o problema existe desde que o condomínio foi inaugurado em março de 2020 ano pela prefeitura. O local é o lar de trezentas famílias e foi financiado pelo programa Minha Casa Minha Vida.

Na época, a Vigilância Ambiental afirmou que sabe sobre o problema, que o local vem sendo visitado pelas equipes do setor e que equipes da prefeitura notificaram os proprietários de imóveis vizinhos. O problema, no entanto, persiste e existe desde que o condomínio foi inaugurado.

“Está cada dia pior. Tenho um filho de 1 ano e sempre olho o berço à noite para ver se não tem nenhum escorpião. Evito deixar ele ir na grama também, por medo que ele seja picado”, contou a atendente Lenise da Costa, 38 anos, que mora no residencial.

A síndica do conjunto, Katia Regina Garcia Martins, disse que a Secretaria Municipal de Habitação enviou dois técnicos ao local na última quarta-feira. Segundo ela, a pasta ficou de fazer uma força-tarefa na região para conter o problema da infestação de escorpiões e do acúmulo de lixo nas áreas ao redor.

Os escorpiões capturados vivos são encaminhados aos institutos Butantan e Vital Brazil para fabricação de soro. Quem estiver com problemas com esse tipo de animal deve entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Prefeitura de Americana pelo telefone 3475-9024.

Compartilhar
Leave a comment