Vigilância Sanitária encontra barata na parede durante fiscalização de lanchonetes em shopping popular

3 min. leitura
barata 1 - Pragas e Eventos
Barata foi encontrada na parede de estabelecimento do shopping (Foto: Reprodução/TV TEM)

A equipe da Vigilância Sanitária encontrou uma barata na parede de uma lanchonete durante a fiscalização realizada em um shopping popular de alimentos na região do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP), nesta segunda-feira (21).

A fiscalização foi feita depois que a Vigilância Sanitária recebeu denúncias de falta de higiene no local.

A comerciante Maria de Souza Malfetoni foi a primeira a receber a notificação e discordou da acusação. No entanto, durante a fiscalização uma barata foi encontrada na parede de sua lanchonete. “Estou há 11 anos aqui e nunca falaram que não poderia vender comida”, diz.

No Shopping HB, como é conhecido, quase todas as 52 lojas vendem alimentos, o que é irregular de acordo com a prefeitura. No total, cinco permissionários foram notificados e a partir de então não poderão servir refeições no espaço. Apenas bebidas, salgados, lanches e alimentos de preparação rápida poderão ser vendidos.

Vigilância fiscaliza shopping denunciado por falta de higiene em Rio Preto

Vigilância fiscaliza shopping denunciado por falta de higiene em Rio Preto

“Tentamos fazer com que eles se adequassem às normas da Vigilância Sanitária e não tivemos retorno em relação a isso”, afirma Carlos Alexandre da Cunha Ribeiro, administrador do shopping.

Já Thiago Henrique da Silva ficou revoltado com a ação dos fiscais. Ele se recusou a assinar a notificação e mostrou o alvará da prefeitura comprovando que tem licença pra vender refeições.

“Estou no ramo há 30 anos e como vou parar do nada? É um absurdo a gente parar nosso planejamento de vida com contas para pagar”, diz o comerciante.

Em outro box, o problema encontrado na fiscalização foi a falta de manutenção e a comerciante foi impedida de manipular alimentos no local. Todos os comerciantes terão um prazo de 30 para se regularizar.

“Esse espaço é denunciado frequentemente, por falta de higiene e proliferação de insetos como baratas. Eles são notificados e tem prazo para regulamentação. Eles poderão sofrer advertência e até perder o espaço público”, afirma o fiscal sanitário Luís Flávio Vani Amaral.

Agentes fiscalizam estabelecimento no shopping HB (Foto: Reprodução/TV TEM)

Agentes fiscalizam estabelecimento no shopping HB (Foto: Reprodução/TV TEM)

Compartilhar
Leave a comment