A rede de restaurantes Xiabu Xiabu perdeu em um só dia o equivalente a R$ 780 milhões após suas ações despencarem 12,5%. O vilão foi um rato.
O roedor foi achado em um tradicional prato da culinária local – similar ao nosso fondue – em filial na cidade de Weifang (província de Shandong, China). Imagens registrando o “intruso” na receita do caldo viralizaram nas redes sociais desde a última sexta-feira (7/9).
Na terça-feira, a bolsas reagiram “com nojo”. Foi a maior perda da empresa em um ano. Na quarta-feira, a Xiabu Xiabu recuperou-se parcialmente, com ações subindo 3%.
Mas o estrago é grande. A iguaria é um prato familiar e bastante popular, apreciado em várias partes da China especialmente durante o inverno.
Na contramão, a Haidilao, maior rival da Xiabu Xiabu, apresentou crescimento. Segundo o “New York Times”, o caso é considerado tão grave que a Haidilao já planeja a expansão da sua rede.
A Xiabu Xiabu garantiu seguir altos padrões de higiene e segurança alimentar e prometeu investigar seriamente o devastador incidente.