Moradores de Santa Rita do Passa Quatro (SP) estão assustados com o excesso de escorpiões que invadem as casas no Jardim São Vicente na região do cemitério.
Segundo o Departamento Municipal de Saúde, o período de calor e de chuva favorecem a proliferação desses animais.
A prefeitura informou que os moradores estão recebendo orientações e que irá dedetizar toda a região do cemitério até a próxima semana.
Rotina
Virou rotina no dia a dia dos pintores Márcio Luiz Duarte e Fernando Henrique da Silva encontrar escorpiões durante o período de trabalho. Eles contaram que já capturaram mais de 100 e alguns deles estão vivos dentro de um pote.
Com o aparecimento de tantos escorpiões na casa onde trabalham, eles investigaram o foco e perceberam que os bichos saem do muro que faz fundo com o cemitério.
“Não dá para trabalhar, tem que ficar toda hora atento. Não dá para colocar a mão na madeira porque não sabe onde [o escorpião] está. O risco é muito grande”, disse Duarte.
Os moradores estão revoltados e colecionam potes com grandes quantidades de escorpiões encontrados na casa deles.
“Foi na cozinha, na área de serviço, até na minha clínica que fica no fundo foram capturados alguns”, disse a podóloga Valdejaíra Boarato Cabral.
A dona de casa Simone Andreghetto precisou tirar cortinas, cobertores e tapetes para evitar que os animais peçonhentos se escondam. Ela espera que alguma providência seja tomada.
“Até agora ninguém apareceu, falam que está tudo em ordem, mas até agora nada [resolvido]”, disse a dona de casa.