A eficácia contra insetos atestada nas placas adesivas de Armadilhas Luminosas

7 min. leitura
ULTRALIGHT ARMADILHAS - Pragas e Eventos
Foto: ULTRALIGHT ARMADILHAS

Os ambientes de fabricação onde atuamos como saneadores de pragas urbanas são susceptíveis de várias contaminações.

Seja de partículas dispersas no ar como fuligem, poeiras e pó, folhas de árvores etc, assim como insetos voadores como moscas, mosquitos e besouros – que fazem parte de uma classe de contaminantes tidos como ‘fragmentos estranhos’.

Toda instalação food / pack / pharma requer fechamento de frestas / acessos e instalação de telas de 2mm, porém os aerodispersóides arrastados pelo vento conseguem passar por essa barreira – muitos coleópteros são menores que 2mm! Um ‘corpo estranho’ ao produto acabado causa desconforto e gera dano ou agravo – sinal de falha no sistema de Boas Práticas e compromete o HACCP exigido.

É a chamada Não Conformidade em auditorias! Ponto negativo, passível de comprometer uma aprovação de funcionamento ou venda. Até gerar um recolhimento (recall).

Como mensurar e obter evidência objetiva de que o ambiente está limpo, isento de particulados? O que comprova e justifica a eficácia por exemplo da Cortina de Ar e a boa opção das Armadilhas Luminosas em sinergia com as orientações do Operador de Controle de Pragas?

Conciliar num projeto boa estratégia do emprego de Cortina de Ar juntamente com Armadilha Luminosa, reside em que as Armadilhas dispõe da placa adesiva que adere em sua superfície insetos voadores atraídos pelas lâmpadas UV.

Daí, partículas em suspensão idem são identificadas, ‘grudadas’ na superfície quadriculada colante. Cada empresa cria seu POP interno.

A Cortina de Ar minimiza insetos voadores, sujidades em suspensão, odores e preserva temperatura climatizada.

Para evidenciar melhorias entre ‘o antes e o depois’ da instalação e comprovar ambientes dentro de padrões operacionais estipulados, é feita comparação mensal ou quinzenal das placas usadas nas armadilhas.

É criado um padrão estatístico e evita-se a subjetiva impressão da contaminação melhor / pior ‘visual’ do ar. Como as placas são quadriculadas, o método facilita a contagem de fragmentos de insetos nas células e a intensidade de pós em suspensão colados. Áreas de fabricação e embalagem são críticas em relação a contaminantes que possam cair nas etapas de processo.

Bem como ‘salas limpas’ de fármacos , perfumarias / cosméticos que requerem ambientes controlados. Os sucessivos status em declínio das contaminações, correlaciona e evidencia quantitativamente as ações corretivas obrigatórias de GMP ao longo.

Há uma sazonalidade climática, ligada a temperatura e reprodução dos insetos.  

Tendo uma ‘área padrão’ de placa sempre sendo utilizada, a análise visual de ordenadas verticais (+- 9 células) e abcissas horizontais (+- 20 células), no quadriculado, a intensidade de sujidades, poeiras e …. fragmentos de insetos.

Detectam-se pela análise das placas (ou lâminas) as áreas mais críticas da instalação e correspondência com a tomada de ações preventivas do cliente em mitigar infestações e sujidades.

Com simples regra de 3 chega-se na % de quadros afetados, número de insetos capturados, sua  prevalência de sentido de vôo e até mesmo sua distribuição entomológica orientada na borda impressa (os bons modelos).

Requer sucessivas comparações (mensal na maioria das vezes) como um biorritmo do ‘perfil’ das diversas áreas.   

Necessário ter um fornecedor padrão dos ‘refis’, que pode e deve auxiliar nas medidas (um ‘POP’) e interpretação dessa boa ferramenta de medida de severidades de contaminação vinda pelo ar.

Evitar a troca / mistura de tipos diferentes e marcas diversas. Há placas c/ fundo branco e escuro.

Da mesma forma, o tempo ‘padrão de troca’ precisa ser estabelecido e mantido. Placas ressecadas (e uso de tipos diferentes) alteram os resultados, como placas velhas. 

 Áreas com muito pó em suspensão criam uma indesejável crosta na placa da Armadilha.

image 1 - Pragas e Eventos

O bom prestador de serviços de saneamento e CIP (ou MIP manejo integrado)  conhece no mercado as disponíveis!  Muitos tipos, tamanhos, adesivos, cores, preços e eficácias…

 Prever num projeto profissional de CIP a interpretação das placas adesivas num relatório mensal de Avaliaçáo da eficácia demonstra real compromisso da empresa para com a Segurança dos Alimentos, Saúde e Cultura de Qualidade – hoje tão necessárias, divulgadas e exigidas saber.

Para boa mensuração constante do ambiente, a posição da Cortina de Ar deve atender recomendações do fabricante e prestador de serviço. A correta manutenção é indispensável, O fluxo de ar formado na Cortina próximo porém da Armadilha, afeta o vôo dos insetos, interfere na captura e gera resultados errôneos. É uma sinergia técnica de recomendações, integradas.

No HACCP, o monitoramento regular das placas adesivas gera um ‘consolidado sanitário anual’ – documento nas auditorias de validação que comprova adequação e compromisso idôneo da boa empresa para com a saúde seja em instalações alimentícias, rações, embalagens ou farmacêuticas. Já exigido hoje nas empresas ‘Food’ além da ‘política’ de vidro  /louças e ‘plásticos duros’, uma “gestão de corpos estranhos”. Uma ‘Análise de Tendências’ do, e junto ao CIP-GMP! 

A sinergia de ‘Cortina’ c/ a técnica de ‘Armadilhas’, alcança alto nível de proteção a pragas. Adotando um evoluído GMP industrial como pressão positiva e climatização, 100% de mitigação! 

As exigências de validação de Higiene e sistemas Food Safety em vários patamares Food acabam por colocar como itens sanitários mandatórios – as melhores tecnologias – feitas e bem feitas! Nosso compromisso é partilhar nesses nossos atigos de GMP, as melhores informações técnicas para uma escolha profissional acertada, de ótimos resultados e satisfação de todos.   

O cliente final quer, procura, compra e merece ter Qualidade com ‘Q maiúsculo’ para um produto íntegro e seguro em todos seus aspectos.          

LDWVMEw8T12FqteXOMXQ93Nh rMlMyZLNlTbzAHE3CSli9K4Z7oBsesHThVw0 v0z7CuANukdA2k5HH34rY cxr5NrfQjDjz7JppBwMtxTXgGyijtbmslWvijwu5ri2qu22 WR6woFG7RVESBfNMtA - Pragas e Eventos
dPYBQxIJvXelasIoSnd12UOXTGHVsp6ZnCzvoJZ9n6O7EEDjym4N6PK8m8 tVZunwLgPa27TOaXBqPizS1GKtfd4eRO1htgwDcmOpiX1Kr7zsiS YLeB9cgT3m1 NHGhTbs7t1 1dy cAoz5Z04NKA - Pragas e Eventos

José Carlos Giordano

JCG Assessoria em Higiene e Qualidade

 [email protected]

Compartilhar