USP de Piracicaba tem campanha de conscientização sobre febre maculosa

2 min. leitura
213 - Pragas e Eventos

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba (SP), realiza campanha de conscientização sobre a febre maculosa até o final de julho. Os casos de contaminação e morte pela doença nos seis primeiros meses de 2017, na cidade, já se igualam às ocorrências da doença na cidade em todo ano passado.

Segundo dados da Prefeitura, foram quatro registros de contágios de janeiro a junho, com duas mortes, neste ano (Veja o vídeo abaixo).

A ação preventina ocorre porque a unidade é “cortada” pelo Ribeirão Piracicamirim e pelo Rio Piracicaba, o que representa risco de contaminação nas áreas de matas.

Número de casos e mortes confirmadas de febre maculosa cresce em Piracicaba

Número de casos e mortes confirmadas de febre maculosa cresce em Piracicaba

A Comissão de Prevenção e Controle da Febre Maculosa da universidade e alunos começaram a campanha de férias para a conscientização da população que visita o campus. Um estande foi montado com material ilustrativo sobre os organismos relacionados a esta doença.

Além disso, a comissão vai explicar sobre a doença e mostrar o carrapato-estrela, transmissor da bactéria que causa a contaminação. A ação também visa a orientar sobre precauções e o que fazer quando aparecerem os sintomas (febre alta, dor de cabeça, mal estar geral) poucos dias após a picada.

O estande fica montado próximo ao Edifício Central nos finais de semana do mês de julho. No sábado (22), especialmente, a ação acontece em frente ao Departamento de Entomologia junto com a feira de insetos.

Serviço

O quê: Conscientização sobre a febre maculosa

Quando: Finais de semana de julho

Onde: Estande em frente ao Edifício Central da Esalq

Quanto: Gratuito

Compartilhar
Leave a comment